Secretário Zé Ricardo orienta sobre cuidados com a Dengue

Com a alta temperatura, aliada às chuvas frequentes, o cuidado com a Dengue deve ser intensificado. E a Secretaria da Saúde de Saudades vem agindo no sentido de prevenir a instalação da doença no município.

Isso porque, conforme o Secretário da pasta José Ricardo Ternus, o mosquito Aedes aegypti está instalado na cidade. “Temos muitos focos do mosquito. A nossa sorte é que ele não está contaminado e por isso não temos a doença ainda. A preocupação é que venha alguma pessoa com a doença para cá e contamine o mosquito. Neste caso, termos uma epidemia decretada”, alertou.

Zé Ricardo salienta ainda que está sendo feito um trabalho constante, no sentido de realizar um levantamento conhecido como LIRAa, que é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti. “Com isso, queremos ter um relatório exato para conhecer nossas dificuldades”, resume o gestor.

Além disso, a Secretaria da Saúde está efetuando o tratamento de reservatórios de água, com a finalidade de evitar a proliferação do mosquito. “Precisamos pedir socorro no sentido de que todas as pessoas nos ajudem, não deixando água parada sob hipótese nenhuma, em qualquer quantidade. Esse é jeito”, afirma Zé Ricardo.

Com isso, se evitará também a proliferação de outros insetos, como o pernilongo (do gênero Culex), que não transmite a Dengue, mas também traz incômodos. “A Dengue, por outro lado, se não tratada, pode levar até a óbito. Então, precisamos ter esses cuidados, pois todos somos responsáveis. Não há outro jeito: se todos não ajudarem, não cuidarem para não deixar água parada, corremos um sério risco de ter o problema”, finaliza Zé Ricardo.