Câmara devolve R$ 138 mil ao executivo saudadense

Na manhã da quinta-feira (14), o prefeito Daniel Kothe recebeu a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Saudades, Everson Jandrei Weber (Nico), que esteve fazendo o estorno de R$ 138 mil aos cofres do executivo.

Além do prefeito e do presidente do legislativo, fizeram-se presentes os vereadores Alécio Jahnke, Eliseu Kreutz (Lito), Marilise Warmling, Nestor Hickmann e Osmundo Schuh, secretários João Brancher (Agricultura) e José Ricardo Ternus (Saúde), Diretor do Samae Gerson Fröhlich e presidente da CDL Agostinho Kothe.

De acordo com o Art. 20, inciso III, alínea “a” da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), o teto máximo de gastos do poder legislativo, em folha de pagamento, nos municípios brasileiros, é de 6%. Já os gastos totais, com fulcro na Constituição Federal, Art. 29-A, inciso I, não podem ultrapassar os 7% da receita tributária e de impostos realizada no exercício anterior.

Conforme o presidente Everson Jandrei Weber, a câmara gastou, até o mês de novembro, um percentual de 1,77% do orçamento. “Isso mostra o compromisso que o poder legislativo tem com os munícipes saudadenses, pois somos, dentre os municípios da região, uma das câmaras de vereadores que menos gastam, o que possibilita essa devolução de valores significativos para o município. Além disso, os salários dos vereadores, bem como as diárias de viagem, são também as menores da região”, afirmou.

Nico destaca ainda que a Câmara vem agindo com isonomia junto aos seus pares e lisura junto à comunidade. “Sempre procuramos agir com transparência e tratamos todos os vereadores de forma igualitária”, completou o presidente.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, frisou que a Câmara de Vereadores do município tem, por hábito, fazer essa economia. “Todos os anos, uma quantidade significativa de recursos, que estão no orçamento do poder legislativo acaba sobrando, e esses valores retornam ao caixa do município para que possamos fazer as obrigações também do poder executivo”, aduziu.

Kothe ressaltou ainda que o valor é bem-vindo e ajuda na finalização do ano, com o pagamento das rescisões (no caso dos servidores temporários), do 13º salário e das férias dos funcionários. “Isso ajuda para que possamos quitar todas as nossas obrigações”, resumiu o prefeito.

Ainda, o chefe do executivo parabenizou os vereadores pelo bom trabalho realizado e pelo comprometimento junto ao município. “Eles têm feito um trabalho diferenciado nos últimos anos e têm se esforçado para que não haja desperdício de nenhum recurso. Eu sei que eles fazem isso de forma muito consciente, tanto que, todas as vezes que os recursos foram devolvidos, não houve nenhum condicionamento por parte deles. Dessa forma, podemos aplicar os valores da melhor forma possível para atender os anseios da nossa comunidade”, concluiu o prefeito Daniel.