Zé Ricardo avalia ações na Secretaria da Saúde

Nesta semana, o Secretário da Saúde de Saudades, José Ricardo Ternus, fez uma prestação de contas das atividades desenvolvidas pela pasta em 2017.

Inicialmente, Zé Ricardo agradeceu a equipe, que se empenhou para realizar as ações e atender bem a população. “A procura e a demanda sempre são infinitamente maiores do que a capacidade financeira e humana nas secretarias de saúde, de todos os municípios, até porque o nosso dia a dia é composto de surpresas. Mas estamos satisfeitos por termos tido a oportunidade de comandar uma boa equipe neste ano e conseguimos avançar de forma significativa em todos os sentidos”, pontuou.

No início do ano, foi realizado o planejamento das ações e, dentro dessa organização, esteve a área da saúde especificamente. Zé Ricardo aponta que a Secretaria da Saúde conclui o ano com as principais metas cumpridas.

“A primeira grande função foi darmos uma atenção especial ao plano para que as pessoas ajudassem a manter o Hospital de portas abertas. Foi um trabalho árduo, mas junto com os Agentes de Saúde, conseguimos ajudar a fazer esse plano funcionar na prática”, aponta Zé Ricardo.

Além disso, outra meta era trazer uma equipe de cirurgiões, para realizar os mais diversos procedimentos no Hospital, o que está acontecendo, como é o caso das cirurgias ortopédicas. “Isso ajuda muito os pacientes para que não precisem se deslocar a outros centros, já que eles têm o procedimento disponível aqui no município, além de movimentar nosso Hospital. Avançamos muito nesse sentido, em 2017”, completa o Secretário.

Na área do transporte de pacientes, onde havia uma certa dificuldade, foram vendidos dois veículos pequenos e comprada uma van. “Isso possibilitou uma economia significativa e manteve um atendimento de qualidade também, pois as pessoas saem de manhã e à meia tarde, quase sempre, estão de volta”, explica Zé Ricardo. Os carros se deslocam para centros como Chapecó, São Miguel do Oeste e Maravilha.

Os carros pequenos fazem os transportes das emergências e das pessoas que têm necessidades especiais, sempre a partir de uma avaliação técnica e de gestão. “Foi um avanço nesse sentido e conseguimos melhorar o atendimento”, aduz o Secretário da Saúde.

Nas Unidades de Saúde do Bairro Lage de Pedra e do Distrito de Juvêncio, foram instalados aparelhos de eletrocardiograma. Na Unidade de Saúde Central, em parceria com o Hospital, foi instalado o aparelho de ultrassom. “Na área de ginecologia e obstetrícia, estamos atendendo em três meios dias por semana, onde um profissional está disponível para fazer o exame para as gestantes”, frisa Zé Ricardo.

A farmácia básica está funcionando durante todo o ano, sendo que em outubro, foi feito um reabastecimento. Além disso, já foi autorizado o pedido para o começo do próximo ano, a fim de não haver falta de medicamentos.

“Procuramos sempre com determinação, com vontade e com a ajuda de toda a equipe, fazer as coisas acontecerem. Nem sempre conseguimos atender a todos da forma como gostaríamos, mas a população pode ter a certeza que há um esforço gigante de toda a equipe para que possamos cada dia ser um pouco melhores. Agradeço o empenho de todas as pessoas que trabalham na Secretaria da Saúde, bem como a Administração Municipal, na pessoa do prefeito Daniel e do vice Sadan, que sempre têm olhado com carinho para a nossa pasta, pois esse é o lugar onde as pessoas mais têm necessidade de procurar ajuda. Agradeço também à população, pela compreensão e pela ajuda, e desejo um bom Natal e muita prosperidade no ano que está por chegar”, conclui o Secretário Zé Ricardo.