Secretaria reúne Agentes Comunitários de Saúde da cidade

A Secretaria da Saúde de Saudades promoveu, na manhã da terça-feira (30), uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde que atuam no perímetro urbano do município. O objetivo principal do encontro foi discutir ações para combater o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o Secretário José Ricardo Ternus, há uma presença muito grande do vetor em quase todos os bairros e no centro da cidade. “Todos já sabem que precisamos realizar um trabalho de conscientização, para não deixar água parada, a fim de evitarmos a proliferação do vetor, pois, se vier algum mosquito contaminado para cá, certamente teremos um problema muito grande”, comenta.

Zé Ricardo alerta que, em caso de uma epidemia, toda a área de saúde ficará comprometida, uma vez que se dará prioridade aos atendimentos de emergência, nos casos de Dengue. “Tenho quase certeza que não daremos conta, pois não há logística para isso, uma vez que essa não é uma doença normal aqui”, explica.

Neste sentido, a reunião com os Agentes Comunitários de Saúde serviu para alinhavar ações para o início do mês de fevereiro, que consistirão em visitas domiciliares, ou seja, num trabalho a campo. “Serão vasculhados terrenos e residências, ajudando e orientando a população”, resume o Secretário.

O gestor solicita ainda a colaboração de todos os munícipes. “Eu gostaria que todos ajudassem no sentido de não deixar água parada e também recebendo essas pessoas, que farão essa vistoria. Além disso, é importante que alguém acompanhe o Agente de Saúde para saber quais os procedimentos corretos a serem tomados. Não temos dúvida que essa é a melhor forma de evitar a Dengue”, finalizou Zé Ricardo.