Professores e agentes educativos iniciam ano letivo com palestra

A Secretaria da Educação de Saudades promoveu, na manhã desta segunda-feira (05), na EMEF, uma palestra com professores e agentes educativos da rede municipal de ensino, dando início, assim, ao ano letivo de 2018.

Além dos profissionais da educação, estiveram presentes o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, a Diretora da Educação Eliamar Corradi e a Diretora da EMEF Claudete Jahnel. A palestra foi proferida pela professora e Deputada Estadual Luciane Carminatti, com o tema: Ser professor – novos desafios e possibilidades.

Nas palavras de Luciane, o debate foi muito interessante, uma vez que, por meio dessa conversa, é possível aproximar as realidades distintas que o estado vive, no que tange à educação. “Os debates giraram em torno dos desafios de hoje, pois a tecnologia está dentro da sala de aula, já que os alunos vivem com o celular na mão. É preciso traduzir o que é informação ou o que é informação falsa. É necessário conhecer e utilizar melhor as tecnologias e, para isso, os professores precisar ter uma formação que permita compreender o mundo em todo o seu contexto econômico e político”, aduziu.

Carminatti está realizando esta palestra em nove municípios da região. Sendo a educação a mola propulsora do desenvolvimento dos países, Luciane se mostra preocupada com o congelamento de gastos na área, por parte do Governo Federal. “Eu tenho trinta anos de magistério e vivemos um período na história do Brasil de muita valorização na educação. Por exemplo, em 2009, foi iniciada a construção de creches nos municípios com recursos do Governo Federal, algo que nunca havia sido feito. E agora, isso está estagnado, sendo que vivemos um período de retrocessos”, comentou.

De acordo com o Secretário Alison, o objetivo do encontro foi também repassar informações sobre a metodologia de ações da pasta, além de mostrar a importância do trabalho em conjunto. “Essa atividade desenvolvida pela Luciane Carminatti vem para tratar sobre os desafios da educação para os próximos anos. Com certeza, é um tema muito importante e que tem a finalidade, justamente, de colocar a par os nossos profissionais, acerca das dificuldades que enfrentamos e também as ações para a área da educação nos próximos anos”, frisou.

Alison destaca também que, em 2018, deverão ser transferidas as atividades da EMEF para a Escola Nova. Enquanto neste espaço se desenvolverão as atividades do ensino fundamental, aquele, que deverá ser reformado, servirá para as atividades de algumas turmas da educação infantil. “O município de Saudades, por meio do Programa Primeiros Passos, tem esse grande desafio de atender todas as crianças nas creches e desenvolver um bom trabalho e atender com qualidade os alunos do ensino fundamental”, completou.

Início das aulas

Ainda conforme o Secretário, o início do ano letivo para os alunos do ensino fundamental (EMEF) e da educação infantil (CEI Pequeno Príncipe) deverá ocorrer no dia 15 de fevereiro. “Lembrando que as creches do município estão atendendo desde o dia 15 de janeiro”, conclui Alison.