LIRAa está sendo feito no município

A Secretaria de Saúde de Saudades, por meio do setor de Vigilância Sanitária, está realizando no perímetro urbano do município o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Conforme a responsável pelo setor, Varnise Kipper, o levantamento é feito duas vezes por ano. Neste ano, a data para realização do LIRAa foi adiantada pelo Ministério da Saúde – de abril, para 15 de março. “Estamos com uma equipe na rua que está fazendo esse trabalho, que consiste nas vistorias externa e interna das residências, a fim de verificar locais que possam estar acumulando água parada”, explica.

O processo é feito por amostragem; a coleta serve para aferir se há diminuição na infestação por Aedes aegypti ou aumento dos focos. O trabalho vem sendo realizado pelos Agentes de Saúde e também pelos Agentes de Combate às Endemias. “Pedimos às pessoas que os recebam bem, que mostrem os problemas para que realmente possamos resolvê-los. Pelo trabalho intenso que temos feito, não deveríamos ter o mosquito instalado. Há uma diminuição nos depósitos de água parada, o que quer dizer que a população está ajudando, mas ainda há muito a ser feito”, completou Varnise.

Dedetização no perímetro urbano

Ainda de acordo com Varnise, todo o perímetro urbano do município recebeu um trabalho de fumigação e dedetização das bocas de lobo e caixas de luz. Saudades tem contabilizados 33 focos, somente nesse ano.

Nos Bairro Beira Rio e Boa Vista, o trabalho de dedetização será concluído nessa semana. “Foi feito um processo químico dentro e fora das bocas de lobo e também a dedetização das caixas elétricas, que é algo novo implementado, bem como o processo de passar veneno ao redor das bocas de lobo”, conclui Varnise.