Mais três emendas parlamentares são anunciadas para Saudades

O prefeito Daniel Kothe destacou, nesta semana, a conquista de mais três emendas parlamentares para Saudades. O cadastramento desses recursos já foi feito pela equipe técnica do município.

Uma das emendas, no valor de R$ 100 mil, será destinada para a parte de manutenção das atividades da saúde e foi intermediada por meio do Deputado Federal Décio Lima (PT). “É um recurso importantíssimo, pois, com esse valor, poderemos avançar nas políticas para a saúde”, resumiu o prefeito Daniel.

Outra emenda, no montante de R$ 230 mil foi anunciada pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT) e também deverá ser canalizada para a área da saúde, a fim de manter as atividades da pasta. “Somando o que esses dois parlamentares encaminharam para nós, neste ano, teremos R$ 330 mil para manutenção das ações da área”, enaltece o prefeito.

De acordo com Kothe, esses recursos serão aplicados em pagamento dos profissionais médicos, aquisição de medicação e direcionados às ações de alta e média complexidade, como cirurgias e serviços hospitalares, que podem ser contratados com esses recursos. “A partir da aprovação do projeto no Ministério da Saúde, nós estaremos qualificados, dentro do orçamento da União, para receber esses valores para tal fim”, completa.

Daniel agradeceu às lideranças do Partido dos Trabalhadores do município e em especial aos deputados Pedro e Décio, pela parceria que têm com Saudades.

Além dessas duas emendas, nesta semana, foi cadastrado um projeto, no valor de R$ 250 mil, contemplando a Secretaria de Infraestrutura, sendo recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB). “Já havíamos há algum tempo feito o pedido, juntamente com lideranças do partido aqui de Saudades, que solicitaram esse recurso ao deputado Tebaldi e agora estamos sendo atendidos”, comemora o prefeito.

A emenda será utilizada para a aquisição de uma escavadeira hidráulica. O projeto global deverá ultrapassar os R$ 300 mil e, por isso, o município entrará com contrapartida. “É uma máquina que temos uma grande necessidade. Já temos duas escavadeiras, porém, para atender nossa demanda precisamos de três máquinas, pois agora, como compramos o rompedor de rochas, que é bastante usado, nós utilizamos uma escavadeira para fazer esse serviço”, explica Daniel.

O chefe do executivo agradeceu as lideranças do PSDB de Saudades pelo empenho e pelo compromisso que têm com o governo, ao mesmo tempo, enaltecendo o trabalho do Deputado Marco Tebaldi, sempre empenhado e parceiro do município.

Prefeito conclama demais lideranças para cobrarem parlamentares

Aproveitando a oportunidade, o prefeito Daniel conclamou as lideranças municipais, especialmente as que não constituem a base de governo, para que cobrem de seus parlamentares recursos para a comunidade saudadense.

“Em Saudades, muitos deputados fazem votos quando é o período eleitoral. Agora, eu vejo que alguns não têm o interesse em destinar alguma emenda para o nosso município. Sei do papel dos deputados, que é votar e aprovar projetos e não somente destinar dinheiro, vejo que uma das funções dos parlamentares é indicar recursos no orçamento da União para serem destinados aos municípios”, ponderou.

Kothe, neste sentido, lembrou que alguns parlamentares que no município fizeram votos não estão tendo esse compromisso. “É momento de refletirmos e, especialmente as nossas lideranças locais, fazerem o movimento junto com seus parlamentares para que eles também tenham destinação de recursos para nós, pois se não pedirmos, não ganhamos”, cobrou.

O prefeito esclareceu também que, nas diversas viagens a Brasília, todos os gabinetes de parlamentares catarinenses, em especial os que fizeram votos no município, foram visitados, com o fim de buscar recursos em favor da comunidade. “É hora de as lideranças políticas locais intercederem pelos nossos munícipes. Esses recursos de emendas parlamentares, é muito importante que se diga, não são destinados ao prefeito, mas sim ao município. O que o prefeito faz é usar da sua responsabilidade para qualificar os projetos e aplicar da melhor forma possível os recursos. Mas a destinação do dinheiro é para a nossa comunidade”, concluiu o prefeito Daniel.