Palestra educativa é realizada às Associações dos Clubes de Mães de Saudades

Nos dias 01 e 07 de abril, a enfermeira Fabiane Lasch, juntamente com a extensionista da Epagri, Valquíria Kloh, estiveram realizando palestra educativa para as mulheres das Associações dos Clubes de Mães do município.

Neste dia, os temas abordados foram a autoestima da mulher, doenças provocadas pela alimentação inadequada, cuidados para com doenças como gastrite, colesterol, diabetes, obesidade e hipertensão.

“A importância de se falar destes temas é fundamental, pois hoje no mundo em que vivemos, com inúmeras doenças, falta de cuidados para com alimentação, constante estresse, as pessoas não estão cuidando da sua saúde, não estão disponibilizando tempo para cuidar do seu corpo, cuidar da alimentação e as doenças estão aparecendo também em pessoas jovens, onde há alguns anos não tínhamos doenças na faixa etária dos 20 aos 30 anos”, explica Fabiane.

No Brasil, existem atualmente 17 milhões de hipertensos, conforme dados do Ministério da Saúde. Cigarro, sedentarismo, obesidade, má alimentação e álcool são os motivos que elevaram o número de pessoas com hipertensão.

Alguns números:

• 420 mil pessoas morrem, por ano, em consequência de AVC (acidente vascular cerebral), segundo a Organização Mundial da Saúde;

• Males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no país;

• 300 mil brasileiros são vítimas de infarto agudo do miocárdio;

• Doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil.