Alunos visitam estação de tratamento do Samae

Nas últimas semanas, o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Saudades (Samae), oportunizou aos alunos da EEB Carlos Werlang, da Linha Alto Maipu, e da EEB Joao Batista Fleck, da Linha Santo Antão, conhecerem o processo de tratamento e purificação da água que abastece o município.

A atividade é também alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. De acordo com o Diretor do Samae, Gerson Alberto Fröhlich, nesta semana, outras atividades de conscientização serão desenvolvidas junto aos alunos da EEB Rodrigues Alves. “Essa data é importante, mas não só no dia 22 de março que devemos nos preocupar com a água. Todos os dias devemos cuidar dessa riqueza”, resume.

Outras visitas já foram oportunizadas às escolas do município. “Os alunos ficam entusiasmados ao verem como funciona o tratamento da água. Parece simples, mas é um processo complexo. Você vê a água captada do rio escura e, no final, após passar por vários reservatórios, o líquido sai límpido, pronto para beber. É para eles algo impressionante”, completa Fröhlich. As visitas, inclusive, são abertas a toda a comunidade, mediante agendamento.

Além das visitações à estação, é feito um trabalho de conscientização, orientando sobre a proteção de fontes no interior, descarte correto do lixo, cuidado com o despejo de dejetos animais em córregos ou próximo a mananciais, dentre outras informações repassadas. “O planeta terra é considerado o planeta água. Porém, apenas uma porcentagem muito pequena é potável e está cada vez mais poluída. Hoje, inclusive, os poços artesianos precisam ter sua água tratada, para consumo humano”, pondera o diretor da autarquia.

Gerson reforça ainda à população para que utilize a água de forma racional, evitando todo e qualquer desperdício, e conclama à comunidade para que, sempre que constatar vazamentos na rede, entre imediatamente em contato com o Samae.