Têm início as aulas de ginástica para os idosos

Iniciaram nesta semana, na segunda-feira (19), as atividades de ginástica para os idosos do município de Saudades. Na quarta-feira (21), aconteceu a segunda aula do ano. A professora de educação física Lilian Sganzerla coordena o trabalho.

De acordo com a profissional, é de fundamental importância que as pessoas da terceira idade participem dessas atividades, uma vez que é necessário que movimentem não só o corpo, mas exercitem também a memória. “Eles precisam muito exercitar a mente e, principalmente, o corpo, porque este vai atrofiando, diminuindo a massa muscular e, por isso, eles precisam estar ativos constantemente”, comenta a professora Lilian.

Neste ano, devido ao aumento da procura por parte dos idosos, foi optado por ampliar o projeto, oferecendo dois dias por semana de atividades físicas. “É um projeto muito bom, que tem um grande sucesso junto a esse público e é de fundamental importância que todos os idosos participem. Não há restrição de idade, pois fazemos atividades bem variadas, priorizando o alongamento, atividades de coordenação motora, caminhadas ao ar livre, cada um dentro dos seus limites”, completa Lilian.

Conforme o Secretário Diego Zafari, a atividade faz parte do Projeto Envelhecer com Alegria, desenvolvido em conjunto pela Assistência Social e Secretaria da Educação. “Havia uma demanda na ampliação dos dias para que os idosos pudessem participar da ginástica e, por isso, neste ano, as aulas serão nas segundas e quartas-feiras. Ouvimos nossa terceira idade e ampliamos o projeto”, destaca.

Para aderir às aulas de ginástica, Zafari lembra aos idosos interessados que basta participar da atividade nos dias em que é oferecida. “As aulas serão realizadas no Centro de Convivência dos Idosos da Sede. Convidamos os idosos que tenham interesse em participar, para que se dirijam ao local nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, às 08 horas. Entendemos que é importante que os idosos façam exercícios físicos e estejam em pleno movimento, pois isso gera qualidade de vida”, conclui o Secretário.