Saudades se destaca na evolução da receita própria

No mês de março, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou o relatório do Programa Saúde Fiscal dos Municípios. Em cooperação com as prefeituras, foram estabelecidas normas e acordos para melhorar a receita própria da municipalidade.

Conforme o Auditor de Controle Interno Elói Hoss, a partir do que foi acordado, existem metas a serem cumpridas. “Por exemplo, em Saudades, arrecadávamos menos de R$ 30,00 por habitante de IPTU, enquanto que a média no estado é mais de R$ 60,00 por pessoa, isso nos anos de 2013 e 2014”, comenta. Assim, o município assumiu o compromisso, junto ao MP, de atingir a média estadual, a qual foi alcançada.

Além disso, foi divulgado um índice relativo à melhoria das receitas próprias. “Para nossa surpresa, como reconhecimento desse empenho nos últimos cinco anos para cumprir com as metas, Saudades atingiu um crescimento de 125% na melhoria da sua receita própria, que estava na faixa de 5% da arrecadação total. Hoje, esse índice está entre 9% e 10%. Isso significa que estamos fazendo o que a lei exige e que o município está se desenvolvendo”, completa Hoss.

Na região, nenhum outro município atingiu um índice tão bom quando Saudades. Muitos, inclusive, ficaram com um crescimento abaixo da inflação acumulada do período, que somou 35%.

O relatório completo está disponível no site do município para consulta. “Dentro das normas de transparência, que também assumimos, todos esses dados estão disponíveis e é interessante que as pessoas acompanhem, pois, fazendo uma analogia, o município é uma ‘empresa’ de todos nós saudadenses”, concluiu Elói.

Confira o índice de crescimento das receitas próprias de cada município da região (período de 2012 a 2016):

Saudades: 125,15%

Pinhalzinho: 86,02%