182 cirurgias foram oferecidas gratuitamente a munícipes saudadenses

A Administração de Saudades, por meio da Secretaria da Saúde, vive um momento diferenciado. Com o empenho da equipe, amparado no planejamento realizado no início do novo governo, definiu-se que as cirurgias seriam uma das prioridades da pasta para os próximos anos.

Por intermédio do credenciamento de clínicas e profissionais, foram realizadas 182 cirurgias, do final de 2017 até o momento. “É um volume considerável. São cirurgias de oftalmologia, ginecologia, ortopedia e outras especialidades. Destas, 124 foram realizadas no nosso Hospital, que é outra coisa boa, pois movimenta a instituição, por meio de um trabalho conjunto”, comemora o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus.

O custo de cada cirurgia para o município é de R$ 854,99, em média. O total investido em procedimentos, com recursos da municipalidade, perfaz um valor de R$ 155.609,00. “É um custo baixo quando comparado à quantidade de pessoas atendidas”, frisa Zé Ricardo. Conforme o Secretário, se essas pessoas optassem por serem atendidas pelo setor privado, o valor total desembolsado seria de mais de R$ 750 mil. “Esse é um valor que agora gira no nosso comércio, indústria, construção civil, enfim, na qualidade de vida das nossas pessoas”, completa.

Os investimentos são feitos de forma regrada e o intuito é continuar atuando neste sentido. “O município se organizou de uma forma diferente nas finanças. Também, graças às emendas parlamentares, conseguimos fazer alguma coisa a mais para a nossa população”, pondera Zé Ricardo.

O Secretário lembra às pessoas que necessitam fazer procedimentos cirúrgicos, para que procurem a Secretaria da Saúde, pois há uma fila que precisa ser respeitada. “O SUS tem como porta de entrada o Hospital, quando for um caso de emergência, ou a Unidade Básica de Saúde. É na Secretaria que fizemos os encaminhamentos, como prevê a lei”, esclarece.

A iniciativa da realização das cirurgias é uma novidade implantada na segunda gestão de Daniel e Sadan, que deve ter continuidade nos próximos anos de mandato. “Sempre vamos fazer as ações com muita responsabilidade. Vamos proporcionar atendimento de qualidade, levando em conta que os valores que temos são pequenos e, por isso, precisamos fazer valer a pena. Dessa forma, faremos acontecer a saúde pública em nosso município, resolvendo a situação das pessoas que precisam fazer os procedimentos”, conclui Zé Ricardo.