Sábado é Dia D de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

Iniciou no dia 06 de agosto, em todo o país, a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. A campanha se estende até o dia 31 de agosto.

Neste sábado, dia 18, acontece o Dia D, onde a Unidade Básica de Saúde da Sede estará aberta das 08 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. “Será uma oportunidade especial para os pais levarem seus filhos para serem vacinados. A vacina está à disposição nas Unidades de Saúde todos os dias, mas este sábado vai ser um dia especial, principalmente àquelas pessoas que trabalham, que poderão aproveitar a oportunidade para levar seus filhos”, destaca o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus.

Conforme Zé Ricardo, a vacinação compreende a faixa etária de 1 a 5 anos. “Nesta campanha também estamos olhando os cartões de todas as crianças para verificar se há alguma vacina atrasada”, completa.

A paralisia infantil, que é conhecida cientificamente por Poliomielite, está quase erradicada em todo o mundo, com um percentual de 99,98%. Porém, a falta de cuidado pode levar à contaminação a nível mundial novamente. “O engajamento das secretarias municipais, juntamente com o estado, união e Rotary Club Internacional, que é financiador da vacina, fez com que avançássemos muito. Mas é necessário que os pais e responsáveis levem as crianças para vacinar, pois isso é um direito delas e nós, como adultos, somos responsáveis para fazer com que a campanha aconteça”, finaliza Zé Ricardo.