Separação correta do lixo será tema de campanha de conscientização

Visando orientar a população saudadense sobre a correta forma de separação do lixo doméstico, bem como os dias específicos de coleta e também propondo formas de diminuir a produção de rejeitos, a Administração, em parceria com a empresa Tucano Obras e Serviços e clubes de serviço do município estarão trabalhando, nos próximos meses, com uma campanha de conscientização sobre o tema.

Para tanto, na sexta-feira (31), o prefeito Daniel Kothe, juntamente com colaboradores da administração e da empresa Tucano estiveram reunidos, para discutir dúvidas e propor as futuras ações da campanha.

Desde 2013, o município de Saudades tem implantada a coleta seletiva do lixo. “É cada vez mais importante intensificarmos as campanhas neste sentido. Neste ano, entra em vigor a nova legislação que trata sobre este tema e que obriga todos os municípios brasileiros, a partir de dezembro, a implantarem a coleta seletiva. Como nós temos isso há vários anos, queremos trabalhar agora a separação correta do lixo”, pondera o prefeito Daniel.

De acordo com o chefe do executivo, outro tema que será bastante abordado será a diminuição da produção de lixo, bem como as melhores opções de produtos que podem ser reciclados. “Às vezes temos a falsa impressão de que, se o lixo produzido está sendo levado embora, não temos problemas com isso. Mas, na verdade, o lixo não é jogado fora; vai para algum lugar. Nesse sentido, é importante também essa conscientização, para reduzir a quantidade de lixo produzido”, aduziu Kothe.

A coleta seletiva, porém, será o foco da campanha, a fim de esclarecer à população sobre as formas de acondicionar os diferentes tipos de lixo, como saber o que é reciclável e o que não é, dentre outros assuntos. “Estamos iniciando essa campanha de esclarecimento às pessoas para que todos tenham o maior cuidado possível, especialmente, com o lixo reciclável, para que ele não chegue contaminado até o espaço onde se faz a reciclagem e possa ser, assim, reaproveitado ao máximo”, completou o chefe do executivo.

Ainda, será abordado sobre o destino de entulhos diversos, sobras de construções, podas de árvores, descarte de móveis etc. “Vamos fazer a correta orientação de como acondicionar esses produtos. Nesse sentido, estamos chamando a atenção da comunidade para esse tema e, nos próximos meses, vamos desenvolver uma campanha intensa para fortalecer a consciência da nossa população em torno da correta separação e destinação do nosso lixo”, concluiu o prefeito Daniel.