Programa Primeiros Passos comemora 5 anos com grande público na Praça Central

Aconteceu no sábado (29), na Praça Central, em Saudades, o evento em comemoração aos 5 anos do Programa Primeiros Passos no município. A ação foi promovida pela Administração, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

O evento contou com a presença de crianças e familiares, professores da rede municipal de ensino, lotando a Praça. Estiveram também presentes o prefeito Daniel Kothe, primeira-dama e coordenadora do Programa Liane Vitali Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes, segunda-dama Zenaide Prestes, Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, além de outros colaboradores da administração e vereadores.

Durante a tarde, foram disponibilizados diversos brinquedos; professores desenvolveram oficinas lúdicas com as crianças, com pintura facial e brincadeiras. Também, foram distribuídos lanches e sucos gratuitamente.

Conforme o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, o evento proporcionou um momento de lazer e integração com as famílias. “Ficamos muito felizes e, com certeza, mais uma vez isso é prova que o Programa Primeiros Passos vem dando um bom resultado. Nós oferecemos essa oportunidade de confraternizar e comemorar com as famílias e crianças, algo que também é de extrema importância e relevância”, disse.

Para a primeira-dama Liane, o grande objetivo do Programa, quando lançado em 2013, era zerar o déficit de vagas na educação infantil. “Havia grandes desafios, seja no atendimento, seja na infraestrutura. Naquele momento, a decisão política que se tomou foi garantir as vagas, já que este é um direito das crianças, de estar inserido no ambiente escolar, mas também uma grande demanda, especialmente, daquelas mães que trabalham e que têm essa necessidade de um espaço para deixar seus filhos, com segurança e qualidade no atendimento. Hoje, temos cerca de 100 crianças a mais do que no início, o que totaliza mais de 1000 crianças atendidas diariamente”, pontuou.

O Primeiros Passos, no decorrer de seus 5 anos de funcionamento, teve importantes evoluções, como a construção da nova EMEF Saudades, com mais de R$ 4,5 milhões em investimentos; também, está sendo ampliado o CEI Aquarela, com a construção de mais 3 salas de aula e, ainda, está em andamento a reforma da antiga EMEF. Foram implantados, dentro do programa, dois novos projetos: a Contação de Histórias e o Aprendendo com Música. No próximo ano, novidades deverão incrementar ainda mais o Primeiros Passos.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, passados 5 anos do Programa Primeiros Passos, há muitos motivos para comemorar. “A Praça lotada, no último sábado, também é um motivo de comemoração, pois a gente percebe que cada vez mais as nossas famílias estão envolvidas neste importante projeto e cada vez mais apostando que, fazendo um trabalho diferenciado na área da educação, nós vamos construir uma sociedade melhor, dando oportunidade aos nossos filhos de estarem na comunidade com consciência e qualificação”, frisou.

Kothe disse ainda que este era um sonho já no início do governo, em 2013, com um conjunto de metas na área da educação infantil e no ensino fundamental. “Gradativamente, estamos alcançando estas metas. Isso mostra a importância de ter um bom planejamento, bem como o engajamento de uma equipe que se apaixona pelo projeto, que se emociona e ajuda a levar isso a frente e mostra também a importância que as famílias dão para este programa. A comemoração dos 5 anos do Primeiros Passos já é pelos bons resultados. Um deles é o IDEB, que está em 6.8, uma das melhores médias da nossa região, do estado e do Brasil. Isso é resultado de muito investimento e muito empenho por parte das nossas equipes, seja na área da Educação, Saúde e Assistência Social, neste conjunto de políticas integradoras que pensamos para o Programa”, concluiu Kothe.