Secretaria da Saúde promoveu palestra

Na última sexta-feira (05), a Secretaria da Saúde de Saudades realizou, no Centro de Idosos da sede, duas importantes palestras, com o tema “Século XXI: Apostando na Vida”. O primeiro momento, realizado à tarde, foi direcionado aos colaboradores da pasta; e à noite, o evento foi aberto ao público.

O prefeito Daniel Kothe, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, além de colaboradores e população em geral prestigiaram as palestras, proferidas pela professora Rosângela Binotto, da URI de Frederico Westphalen.

De acordo com o Secretário Zé Ricardo, o evento teve por objetivo promover e levar conhecimento à comunidade saudadense. “Na verdade, a prevenção é o melhor remédio para cuidarmos da nossa saúde e esse é o nosso objetivo principal. Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que participaram da palestra e isso mostra que a comunidade inteira está entendendo essa coisa boa que é buscar cada vez mais qualidade de vida”, aduziu.

Nos meses de outubro e novembro, a Secretaria da Saúde dará andamento a uma série de atividades voltadas à saúde da mulher e do homem. “Temos muitas ações em andamento. Estamos focando agora o Outubro Rosa, mas o convite foi feito à família, pois na nossa casa, precisamos nos ajudar. Certamente, os homens precisam de mais ajuda, pois têm dificuldade em buscar o atendimento”, completou.

Em sua fala, o prefeito Daniel Kothe ressaltou o importante debate feito em relação aos cuidados com a saúde. “Muitas doenças são adquiridas por meio de hábitos incorretos que temos no dia a dia e isso causa, muitas vezes, problemas sérios à saúde. A atenção que a professora Rosângela chamou a todos é que tenhamos um cuidado especial com a nossa vida e a nossa saúde. Muitos hábitos alimentares, muito do nosso comportamento, muitas vezes as coisas que a gente faz, diz ou compartilha, acabam fazendo mal para o corpo e também para a mente. Então, é importante que a gente, neste momento, chame a atenção para que tenhamos uma vida saudável, seja com hábitos e com a alimentação, pois isso vai nos ajudar a ter uma vida mais tranquila”, disse.

Kothe parabenizou a Secretaria da Saúde pela organização do evento, destacando a importância da prevenção. “É importante termos um equilíbrio, com bons hábitos alimentares, com atividades físicas, a fim de melhorarmos a saúde do nosso corpo e da nossa mente. Estamos no mês de outubro e queremos chamar a atenção especialmente das mulheres, para que façam seus exames periódicos, pois o diagnóstico precoce de uma doença facilita boa parte do tratamento”, concluiu o prefeito.