Administração entrega mais duas pontes em concreto

A Administração Municipal de Saudades realizou, na sexta-feira (09) à noite, e no sábado (10) pela manhã, os atos de entrega de mais duas pontes em concreto, sendo uma localizada na Linha Fátima e outra na Linha Bonito. A ação faz parte do Programa Caminhos do Campo.

Participaram dos atos de inauguração o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, Secretário de Agricultura João Brancher, vereadores e pessoas das comunidades contempladas.

De acordo com o Secretário de Agricultura João Brancher, o trabalho de construção de pontes está tendo andamento em todo o município. “A nossa Secretaria também está colaborando na execução destas obras, com significativos recursos. Como não temos mais o bônus, apesar de manter outros importantes programas, definimos que este dinheiro seria destinado à construção de pontes, que favorecem as comunidades como um todo”, aduziu.

Para o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, este trabalho faz parte de um planejamento realizado no início do governo. “Queremos, de fato, resolver os problemas crônicos que temos em nosso município, que são as travessias de água em rios e riachos. Pelas constantes enxurradas que tivemos nos últimos anos, sempre tivemos muitos problemas. Com a construção destas pontes, a ideia é resolver, gradativamente, os problemas e fazer com que a nossa comunidade, principalmente os moradores do nosso interior, possam escoar sua produção”, disse.

A construção das pontes está sendo feita por uma equipe do DMER, a fim de diminuir os custos das obras. A estimativa é de uma economia de aproximadamente 50%. “Nossa meta era, com pouco dinheiro, fazer várias obras. Sentimos que a nossa equipe era qualificada para isso e estamos executando estas pontes com um custo reduzido, beneficiando mais famílias e resolvendo mais problemas em nosso município”, completou Flávio.

O vice-prefeito Sadan se mostrou otimista com a conclusão de mais essas duas pontes e destacou a organização do poder público, a fim de economizar recursos. “A cada chuva torrencial, tínhamos um grande transtorno para reconstruir estes pontos destruídos. Então, optamos por esta política, em fazer as pontes em concreto, melhorando a cada dia as condições de trânsito no nosso município. Agradecemos à comunidade, pelo entendimento que está tendo, na forma de trabalho da administração, a cada servidor, a cada secretário, que está fazendo a sua parte e economizando, para que consigamos avançar, aliando todas as áreas da administração, pois é o conjunto dos esforços que vai garantir melhores resultados”, destacou.

Até o momento, são 25 pontes de concreto concluídas. A meta, dentro do Programa Caminhos do Campo, é de que sejam executadas 40 pontes, no total, até o final do mandato da atual administração, em 2020.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, das 25 pontes feitas, 18 são reconstrução de pontes destruídas e 7 são novas pontes, que substituíram tubos. “Isso vem ao encontro do que sempre falamos, ou seja, obras como estas precisam ser bem-feitas e bem estruturadas para que a gente não precise, num curto espaço de tempo, refazer novamente. Em 2018, fizemos 5 pontes, sendo duas na Linha Taipas, uma na Linha Cruzeiro, uma na Linha Fátima e uma sobre o Rio Araçá. Então, são possiblidades que existem, com recursos que a gente economiza em outras áreas, para poder aplicar aí. Neste ano, foram R$ 350 mil e eu tenho certeza, pela satisfação que a gente sentiu das famílias que foram atendidas, que estavam há muito tempo esperando, que é neste rumo que a gente precisa trabalhar”, concluiu o chefe do executivo.

Moradores falam sobre as obras

Morador da comunidade de Linha Fátima, o produtor rural Décio Dessoy é um dos beneficiados pela ponte em concreto. Ele comemora a concretização de um sonho de muitos anos. “Antes, com o bueiro, a gente tinha bastante problema com as chuvaradas, para escoar a produção de leite e com os suínos. Agora, com a nova ponte, o problema foi resolvido completamente”, comemorou.

Júlia Wickert, moradora da Linha Cruzeiro, também destacou a importância da obra. “Antes da construção da ponte era muito difícil, porque a gente passava noites em claro, quando chovia, pensando no que ia fazer no dia seguinte. A gente levava a moto ou o carro para o outro lado para poder trabalhar”, conta.

Agora, com a ponte liberada ao tráfego, Júlia mostra seu alívio. “Graças a Deus, agora podemos dormir tranquilos e só temos a agradecer à prefeitura por isso, pela construção da ponte, que era um sonho de muitos anos”, finalizou.