Voleibol Saudadense conquista o bronze na Sul-americana

O dia 06 de dezembro registrou, sem dúvida, alguns momentos históricos de emoção, adrenalina e muita superação para o voleibol da Escola de Educação Básica Rodrigues Alves de Saudades – Santa Catarina.

Representando o Brasil, as meninas do Vale da Hospitalidade, comandadas pelo professor técnico Marcio Rauber, tiveram na cidade de Arequipa, localizada no Peru, a semifinal do Campeonato Sul-americano Escolar, em que se colocaram frente a frente com a equipe da casa – Peru, às 12:00 horas, horário local.

Além de ser necessário enfrentar mais uma vez todas as dificuldades climáticas, jogando inclusive em um horário de muito calor e baixíssima umidade relativa do ar ao meio-dia, as meninas Saudadenses tiveram que suportar a pressão de um ginásio lotado de torcedores peruanos, que não pararam nenhum instante de apoiar sua equipe.

Neste cenário, com algumas atletas necessitando inclusive de oxigênio durante alguns momentos da partida, a equipe Saudadense esteve na frente em quase todo jogo, chegando a fazer 2 sets a 1.

Porém, por alguns detalhes, especialmente físicos, acabou tomando a virada e perdendo o 4º e o 5º set e, consequentemente, o jogo por 3 sets a 2 , pelas parciais de 25 – 21, 22 – 25, 25 – 21, 17 – 25 e 08 – 15, em um jogo de 2 horas e 15 minutos.

Ainda no mesmo dia, as meninas brasileiras voltaram à quadra para enfrentar, desta vez, a equipe do Paraguai, em busca do bronze, às 19:00 horas. Com um eficiente atendimento médico e fisioterapêutico neste pequeno intervalo de tempo, em que as atletas acabaram almoçando apenas às 15:00 horas, as meninas Saudadenses conseguiram buscar forças e, em mais um clássico, conseguiram impor seu voleibol, vencendo a equipe paraguaia por 3 sets a 0, com as parciais de 25 – 19, 28 – 26 e 25 -11, concretizando mais um pódio internacional e colocando a expressiva medalha de bronze no peito.

“Fico muito agradecido pelo empenho e dedicação que estas atletas e familiares tiveram em toda trajetória que no momento está sendo coroada. Nossa Escola de Educação Básica Rodrigues Alves já fez bonito em três campeonatos Sul-americanos, conquistando a prata em 2012 no Brasil, o ouro de forma invicta em 2017 em Cochabamba, na Bolívia e agora em 2018 o bronze em Arequipa, no Peru. O momento é de agradecimento a toda família Rodrigues Alves, que além de apresentar um trabalho educacional de qualidade, sente, vibra e vive o esporte; agradecer toda equipe docente brasileira, que esteve nos apoiando aqui em Arequipa; agradecer aos nossos patrocinadores oficiais, ao poder Público Municipal de Saudades, à nossa Associação do Voleibol, aos pais que nos deram a confiabilidade de estar trabalhando tão intensamente com suas filhas e ao povo saudadense que tanto nos apoiou e direcionou carinho e atenção em todos os momentos”, finaliza o professor técnico da equipe brasileira Marcio Rauber.