Linha Coxilha inaugura obra feita com ajuda de recursos do OP

Aconteceu no domingo (04), na Linha Coxilha, grande festa promovida pela comunidade, onde na oportunidade também foi inaugurada a primeira obra no município feita com auxílio de recursos provenientes do Orçamento Participativo.

A melhoria, que havia sido decidida no ano passado pela comunidade, durante a reunião do OP, foi a construção de uma nova churrasqueira, na parte externa do ginásio da comunidade, para melhorar o ambiente e se adequar às normas sanitárias.

Estiveram presentes representantes da comunidade, vereadores Alécio Jahnke e Osmundo Schuh, secretários Flávio Hübner e Rogério Antônio Sehnem, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), além da comunidade em geral.

Para o Secretário de Infraestrutura, que esteve também representando a Linha Coxilha, Flávio Hübner, o OP proporciona não só o aporte de recursos às comunidades, mas também fomenta a organização das pessoas. “O Orçamento Participativo além de proporcionar um auxílio para comunidade, também motiva as pessoas em fazer melhorias e organizar-se para buscar soluções”, acredita.

Ainda de acordo com Hübner, essa era uma obra já reivindicada há muito tempo pela comunidade. “Nós tínhamos a churrasqueira dentro do ginásio e toda vez que havia festa, a fumaça acabava prejudicando o ambiente. Agora, com esse recurso, foi decidido em fazer essa melhoria, que serve a toda a comunidade, fazendo a churrasqueira fora do ginásio”, argumenta.

Na obra, além dos R$ 5 mil destinados através da municipalidade pelo OP, foram investidos mais cerca de R$ 15 mil de contrapartida pela comunidade. “Serão em torno de R$ 20 mil investidos. É uma obra que já foi aprovada no teste inicial, numa festa grande, funcionando muito bem, além de atender às exigências da vigilância sanitária”, completa Hübner.

O vice-prefeito Osmar, em sua explanação, falou da importância da obra, elencando os principais objetivos do OP. “Um dos objetivos é trazer a comunidade para o debate dos problemas, porque a responsabilidade não é só do município, quando se trata de comunidades. Esse debate faz com que as pessoas amadureçam no processo político, para que venham discutir outras coisas maiores no futuro”, pontua.

Ainda de acordo com Sadan, o OP fomenta o debate de prioridades nas comunidades, além de buscar a organização das pessoas. “A comunidade está entendendo isso. O poder público tem grandes desafios. Há muitos avanços e melhorias, principalmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura e para manter isso, é preciso que todos nós façamos a nossa parte”, argumenta.

Para Prestes, os investimentos feitos nas comunidades vêm auxiliar as mesmas, fomentando o sentido de coletividade. “Esse sentido de que todos integram a comunidade está se resgatando, através do OP. Estamos conseguindo fomentar o diálogo, a consciência de que comunidade é isso, é trabalhar pela coletividade, que é o mais importante”, finaliza o vice-prefeito.