Município terá diagnóstico do esgotamento sanitário

“Quem previne, preserva. Água limpa, só com esgoto tratado”. Este é o tema da campanha que rege o projeto TRATAsan, um Diagnóstico de Esgotamento Sanitário que está sendo iniciado no município de Saudades, com o apoio da Associação dos Municípios de Entre Rios (AMERIOS) e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Na terça-feira (19), houve a capacitação e orientação de funcionários da prefeitura municipal, principalmente as Agentes de Saúde da área urbana. Este programa está sendo efetuado em todos os municípios da região Oeste, que possuem até 15 mil habitantes.

O objetivo é realizar o levantamento da situação do esgotamento sanitário no município, definir ações e diretrizes para regulamentar a adoção das alternativas viáveis para tratamento de esgoto, salientando onde é viável continuar adotando o sistema individual e viabilizando a gestão dessa solução.

Ponto fundamental, segundo os profissionais envolvidos no programa, é conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como tanque séptico, seguido de filtro anaeróbico e sumidouro.

Então, haverá um levantamento da situação das residências quanto ao esgoto, onde por intermédio das Agentes de Saúde, no próximo mês, será iniciada a aplicação de questionário em todas as residências da área urbana do município.

O diagnóstico é para identificar a situação atual e possibilitar definir políticas de saneamento no município para o esgoto, buscando solucionar problemas e realizar a gestão do esgotamento sanitário, além de aprovar perante a promotoria, a continuidade e ampliação da adoção do sistema individual de tratamento de esgoto, onde cada casa possuí seu tratamento.

A Secretaria da Saúde conclama a população para que informem a real situação do sistema de esgoto residencial existente, repassando às Agentes de Saúde as informações corretas. Esse levantamento dará suporte e direcionamento para investimentos a quem couber e tomada de ações que venham a ser necessárias na área do saneamento básico, sempre no intuito de garantir melhor qualidade de vida da população.