Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

     O Conselho Tutelar de Saudades realiza campanha alusiva ao dia 18 de maio – dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

    De acordo com os dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

    O dia nacional de combate ao abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes foi instituída oficialmente no país através da lei nº 9.979, de 17 de maio de 2000.

    A violência contra crianças e adolescentes está presente em todas as partes do mundo, sem exceção, ela apresenta causas complexas e pode se manifestar de diversas formas; físicas, psicológicas, sexuais, ou até mesmo por negligencia. Além disso este tipo de violência está relacionado tanto a questões sociais, econômicas quanto a culturais.

    Por se tratar de um tema tão delicado e complexo de nossa sociedade, para enfrentar a violência sexual, torna-se imprescindível um olhar atento de toda a sociedade. Desta forma, certamente, faz-se necessária articulações com diferentes setores da sociedade, para uma rede de proteção à criança e o adolescente.

    O nosso município de Saudades/SC, também está engajado nessa campanha, com a distribuição de material informativo, através de panfletos, vinhetas nas emissoras de rádios da cidade como forma de informação e de prevenção.

    O Conselho Tutelar estará entregando estes em todas as escolas do município, contará com uma parceria com a unidade de saúde, juntamente com as agentes de saúde para elas entregar para todas as famílias do município.  Queremos mobilizar toda a população da importância de denunciar casos que conheçam ou desconfiam de uma situação. Essa data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. 

Formas de denunciar: Disque direitos humanos:  Disque 100. Conselho Tutelar: Horário comercial: 3334-0326, 98833-7346 Plantão: 98850-7520, 99973-0044. Ou em alguma Delegacia de Polícia de sua cidade.