Solidariedade, superação, dedicação e trabalho: 04 anos de uma das maiores enxurradas no município de Saudades

Na semana que passou completaram-se 04 anos de uma das maiores catástrofes ambientais da história do município de Saudades.  Segundo relatos dos moradores mais antigos, o grande volume de água que alagou e inundou parte da cidade nunca havia ocorrido antes em toda a história no município.

A intensidade de chuva que atingiu a região do oeste catarinense naquele ano causou em poucos minutos uma tragédia sem precedentes antes vivido pelos moradores saudadenses. Em uma velocidade assustadora, as águas do Rio Saudades tomaram as ruas, residência, estabelecimentos comerciais, lavouras entre outros, causando destruição e estrago, de forma rápida e violenta, impedindo as pessoas retirar seus pertences e colocando em risco a vida de famílias atingidas e outras que ficaram ilhadas.

Contudo, a solidariedade do povo saudadense garantiu ações rápidas e eficientes. O engajamento da comunidade local, poder público, clubes de serviço, voluntários de municípios vizinhos, gerou uma corrente do bem com doações de utensílios domésticos, móveis, roupas e principalmente acolhimento e suporte a todas as pessoas e empresas que tiveram que recomeçar.

“Era momento de arregaçar as mangas e replanejar, tivemos que ser rápidos, ágeis para reconstruir grande parte da infraestrutura do nosso município”, afirma o prefeito Daniel Kothe.

O poder público municipal, reorganizou suas ações e se empenhou para a busca de recursos estaduais e federais para dar suporte ao orçamento municipal. Um plano de ações foi desenvolvido a curto e longo prazo.

Passados 04 anos da catástrofe, a administração municipal realizou diversas obras de infraestruturas importantes com foco e estratégia na prevenção e precaução de novas enxurradas e alagamentos.

Obras especialmente de drenagem pluvial, construção de dezenas de pontes em concreto, desassoreamento do Rio Taipas, reconstrução e reforma de edificações públicas como módulo esportivo, Centros de Educação Infantil, construção de casas modulares. Enfim, foram grandes investimentos para reconstrução e melhorias no setor de infraestrutura do nosso município.

“Sabemos que contra a força da natureza, não é possível lutar, mas ações preventivas na infraestrutura urbana e rural, e respeitar as leis ambientais como não construir em áreas muito próxima de rios, proteger as matas ciliares, podem diminuir os prejuízos ambientais e econômicos” afirma Daniel, prefeito municipal.