Saudades sediará lançamento de parcerias de microcrédito no oeste catarinense

A Caixa Econômica Federal participa nesta sexta-feira (29), em Saudades, do lançamento da parceria com a prefeitura local, que será agente de microcrédito do Programa Crescer – Microcrédito Gerando Oportunidades, inserido no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, como parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria.

O ato será realizado na sala de reuniões da prefeitura, com início às 08:30 horas, e contará com presença do chefe de gabinete da presidência da Caixa, Vânio dos Santos, do prefeito de Saudades, Daniel Kothe e do superintendente regional do banco, Ricardo Bier Troglio.

Agentes de microcrédito treinados

Nesta semana, foram treinados os agentes de microcrédito de 8 municípios da região: Abelardo Luz, Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Ouro, Pinhalzinho, Saudades e Xavantina. Estes municípios começam a operar imediantemete o microcrédito nas prefeituras locais.

Objetivos

O projeto implementado nos municípios, com cooperação entre Caixa e prefeituras, tem como objetivo elevar o padrão de vida e a geração de empregos, além de criar oportunidade de novos negócios, estimular a formação de empreendedores informais e sua bancarização.

Lançado em agosto de 2011, o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado foi criado para atender às necessidades financeiras de pessoas que tocam um pequeno negócio. O Programa tem como metodologia o relacionamento direto com os empreendedores, nas suas localidades. Além disso, prevê assistência e orientação técnica no planejamento do negócio. Para isso, são realizadas avaliações da atividade e da capacidade de endividamento de cada cliente, e os empreendedores são acompanhados por assessores de crédito, com levantamento socioeconômico e orientação educativa. Os contatos serão mantidos durante o período de contrato, para acompanhamento e orientação.

Condições

O Microcrédito Produtivo Orientado Crescer da Caixa pode chegar a R$ 8 mil para pessoa física e prazo de até 18 meses e R$ 15 mil para pessoa jurídica, com prazo de até 24 meses. A taxa de juros é de 0,40% ao mês. A Taxa de Abertura de Crédito (TAC) é de 1%. Os empreendedores poderão obter crédito nas modalidades Capital de Giro e Investimento.

A estimativa do Governo Federal é que o prazo médio, na modalidade Capital de Giro, seja de 6 meses. Já no microcrédito para Investimento, o prazo médio deve ficar em 24 meses. Até final 2013, cerca de 3,4 milhões de empreendedores – com faturamento anual até R$ 120 mil – devem ser atendidos.

Prefeito Daniel comenta parceria

Para o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, a vinda do chefe de gabinete da presidência da Caixa, Vânio dos Santos e do superintendente regional do banco, Ricardo Bier Troglio para o município é muito importante, para esclarecer o funcionamento do programa.

“A operacionalização desta linha de crédito, através da parceria entre Caixa e prefeitura é muito importante, pois oferece mais uma possibilidade para criar novos negócios, sem burocratização, o que faz com que haja também uma maior geração de emprego e elevação do nível de renda e qualidade de vida das pessoas”, conclui o prefeito Daniel.