Reunião do Colegiado da Agricultura

No dia 21 de novembro, quinta-feira, na sala de reuniões da ACISC, aconteceu a reunião com o colegiado da agricultura da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS). Essa reunião acontece a cada dois meses e, na oportunidade, são tratados temas relevantes da agricultura dos municípios que pertencem à AMERIOS.

Estiveram presentes os representantes das secretarias da agricultura dos municípios da associação acima mencionada, o presidente do colegiado da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Honorino Dallapossa, além do secretário da agricultura de Saudades, Alexandre Schuh, e o prefeito municipal, Daniel Kothe, que apresentou aos participantes os dados e os programas existentes no município saudadense.

Na reunião, foram abordadas questões acerca do Programa Recolha (que realiza a coleta de carcaças e animais mortos nas propriedades), do Programa de Proteção de Fontes e Cisternas e sobre o Programa de Combate à Tuberculose e Brucelose Bovina, quais ações os municípios estão promovendo a fim de que a doença não afete mais os rebanhos das propriedades rurais desses municípios. Além desses debates, Dallapossa falou sobre o consórcio de poços artesianos da AMOSC.

Para Alexandre Schuh, secretário da agricultura de Saudades, a reunião do colegiado é fundamental, pois promove a troca de experiências e o diálogo entre os municípios. “Tomam-se decisões em nível de AMERIOS, apresenta-se a forma de como as secretarias irão trabalhar diante dos programas e definem-se ações dentro do colegiado, principalmente quando há alguma  reinvindicação junto ao estado, junto à FECAM, junto ao governador, junto ao secretário da agricultura do estado, portanto, trabalhamos juntos”.