Secretário da Educação, Alison Ivonei Hoss, Avalia Demanda de Alunos na Rede Municipal de Ensino

O ano letivo de 2020 nos CEI’s e no ensino fundamental de Saudades iniciou com grande demanda de alunos. O ano letivo de 2019 foi concluído com 602 crianças matriculadas na educação infantil e 427 crianças matriculadas na escola EMEF. Nos primeiros meses de 2020, já são 598 crianças frequentando os centros de educação infantil e 468 alunos sendo atendidos na escola EMEF, isso significa que já estão sendo atendidas 35 crianças a mais do que no ano de 2019, e esses números tendem a crescer ainda mais.

De acordo com o secretário municipal da educação, Alison Ivonei Hoss, normalmente 30 a 40 novas crianças são atendidas nas escolas no decorrer do ano. “Na escola EMEF tivemos que desdobrar uma turma do segundo ano ainda no início do mês de março e estamos nos organizando e planejando, junto com a equipe da escola, para estarmos, possivelmente até o fim de mês de março, desdobrando um primeiro ano, devido à demanda crescente na procura de vagas aqui no município”, relata Alison.

O Programa Primeiros Passos têm déficit 0 na educação, isso significa que todas as crianças do município são atendidas. Todavia, esse aumento repentino de alunos tem preocupado um pouco a equipe da secretaria da educação, pois, quanto mais alunos na rede municipal, mais espaço físico e mais profissionais devem estar à disposição. “Ficamos felizes, mas, ao mesmo tempo, temos essa preocupação com o espaço físico e profissionais, tudo isso faz com que tenhamos que disponibilizar mais recursos para mantermos toda essa estrutura”, destacou o secretário.

O que, por um lado, gera preocupação, por outro é motivo de alegria. Essa demanda crescente é a prova de que Saudades está crescendo. No município, há várias empresas e indústrias, de diversos setores, que geram emprego e renda aos munícipes, sendo um incentivo às famílias que buscam um novo lugar para viver.  “Nossa rede municipal de educação está tendo um apoio muito grande da comunidade, isso prova que as pessoas confiam no trabalho que está sendo realizado, então, por isso, as pessoas vêm residir aqui no nosso município e matriculam  seus filhos nas nossas escolas” finalizou Alison.