Campanha de Vacinação Contra a Gripe Continua em Saudades

Desde o mês de março, está acontecendo a campanha de vacinação contra a gripe. Em Saudades, 1.886 munícipes já foram vacinados, destes, 968 são idosos. A meta é imunizar 1.020 idosos, isso significa que mais de 90% deles já receberam a vacina.   

 

Com a finalidade de evitar aglomerações e a exposição das pessoas, especialmente dos idosos, foi realizado um roteiro de vacinação no interior do município que, segundo José Ricardo Ternus, Secretário Municipal da Saúde, foi pertinente e muito proveitoso. “Acabamos de visitar todas as comunidades do interior e, neste ano, tivemos uma boa aceitação. As pessoas realmente estão procurando fazer a vacina!”, avalia o secretário.

 

As vacinas continuam disponíveis na Unidade Básica de Saúde do Bairro Laje de Pedra. O Ministério da Saúde determina que as pessoas acima de 55 anos, os doentes crônicos, os professores, os profissionais das forças de segurança e salvamento, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, as gestantes e puérperas, as pessoas com deficiência, os povos indígenas, os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas devem ser vacinados contra o vírus Influenza. 

 

“A vacina está à disposição no Posto de Saúde do Bairro Laje de Pedra e, na quinta-feira à tarde (30), haverá vacinação no Posto de Saúde do Distrito de Juvêncio. Ainda temos, aproximadamente, 400 doses em estoque, acredito que, com essa quantidade, conseguiremos vacinar as pessoas que faltam”, destacou José Ricardo.

 

A Unidade Básica de Saúde do Centro direcionou seu atendimento aos casos de urgência, emergência e pacientes com sintomas respiratórios (gripais), por conta disso a sala de vacina foi transferida para a UBS do Bairro Laje de Pedra, com a finalidade de separar os pacientes doentes dos que procuram a Unidade somente para realizar vacinas.

 

Apesar de a vacina contra a Influenza não ser eficaz contra o Coronavírus, ela auxilia no diagnóstico, descartando a possibilidade de Influenza, uma vez que os sintomas são semelhantes.