Coronavírus: Cuidados Devem Ser Redobrados

De acordo com o boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina no dia 28 de abril, 1.995 casos de COVID-19 foram confirmados no estado. Destes, 44 faleceram em decorrência da doença.

Dos 295 municípios catarinenses, 120 já registraram casos da doença causada pelo novo coronavírus, 14 deles estão localizados no extremo oeste: Águas de Chapecó (1), Chapecó (38), Faxinal dos Guedes (1), Irati (1), Itapiranga (1), Palma Sola (1), Palmitos (1), Ponte Serrada (4), Santa Helena (1), São Domingos (8), São Lourenço do Oeste (5), Tigrinhos (1), Tunápolis (1) e Xaxim (3).

Os casos estão cada vez mais próximos de Saudades, portanto os cuidados devem ser redobrados com a finalidade de evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus. Com a retomada das atividades do comércio e das indústrias, há maior circulação de pessoas nas ruas e estabelecimentos, aumentando a exposição e a probabilidade de transmissão. Existem medidas preventivas  que podem ser adotadas e que reduzem, consideravelmente, o risco de transmissão e contaminação do vírus: Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, manter distância de 1,5 metros das pessoas, evitar aglomerações, evitar sair de casa sem necessidade e, principalmente, usar máscara são algumas das atitudes conscientes que podem salvar a sua vida e a vida de muitos cidadãos.

O uso da máscara é uma das recomendações da Administração Municipal de Saudades. Sempre que for necessário sair de casa, o uso da máscara é imprescindível, pois ela impede que gotículas sejam expelidas pela boca e nariz ao tossir, expirar e até mesmo ao falar, diminuindo a possibilidade de transmissão do vírus.

Para ajudar a população, o município está distribuindo, gratuitamente, máscaras de tecido a quem necessita. As máscaras foram produzidas por empresas saudadenses e estão disponíveis nos órgãos públicos municipais. Lembre-se: Usar máscara é um ato de amor ao próximo, seu uso é individual, mas o benefício é coletivo!

Atenção: Cuidado com as notícias falsas sobre o coronavírus! Sempre confira a fonte das informações que chegam até você! Na dúvida, não compartilhe!