Mais seis mães recebem kit do Programa Primeiros Passos em Saudades

Na sexta-feira (09), a primeira-dama Liane Vitali Kothe, juntamente com a Secretária da Educação Zeli Vergues Stein, Secretária de Assistência Social Giley Veiga e a Diretora da Saúde Solani Kappaun, estiveram entregando mais seis kits do Programa Primeiros Passos às mães do município de Saudades.

De acordo com a primeira-dama Liane, essa ação faz parte da continuidade do programa, que tem como foco priorizar a atenção nas áreas da saúde, educação e assistência social, integrando as secretarias.

Dados da Secretaria da Educação dão conta de que, neste ano, o município de Saudades está atendendo cerca de 800 crianças em toda a rede municipal de ensino, contemplando também os CEI’s.

Na saúde, entre outros avanços, destaca-se a contratação do médico ginecologista Jorge Luiz da Silva Júnior, neste ano de 2014, além da ampliação no quadro de clínicos gerais, triplicando o número total de profissionais médicos, quando comparado ao início de 2013.

Para a Diretora da Saúde, Solani Kappaun, hoje a administração tem uma preocupação muito grande de cuidar da criança desde o nascimento até os dez anos de vida. “Assim que a mãe precisa voltar para o trabalho, ela já não está preocupada, pois tem onde deixar a criança, que é bem cuidada”, afirma.

Outro ponto destacado por Solani é a qualidade de vida que as crianças têm, pois é assistida 12 horas por dia pelos profissionais. “São seis refeições por dia, além de muitas outras coisas que são desenvolvidas. Eu acredito que isso é um grande avanços para as famílias do nosso município”, conclui a Diretora da Saúde.

Ações do Primeiros Passos são avaliadas

Na segunda-feira (12), na sala de reuniões da prefeitura, os secretários de Saúde, José Ricardo Ternus, de Assistência Social, Giley Veiga, de Educação, Zeli Vergues Stein, junto com as diretoras da Saúde, Solani Kappaun, da Educação, Eliamar Corradi, da EMEF, Claudete Jahnel, junto com a primeira-dama Liane e o prefeito Daniel Kothe, estiveram debatendo as principais ações do Programa Primeiros Passos em Saudades.

“O objetivo foi avaliar as ações do Primeiros Passos e da participação de cada secretaria, planejar as atividades propostas no programa e garantir que o objetivo principal do programa seja efetivado”, explica Liane.

De acordo com a primeira-dama, o Primeiros Passos desenvolve atividades que integram as secretarias da educação, saúde e assistência social. “Entre as ações do programa, estão o déficit zero de vagas na educação infantil, atividades no contra turno, 12 horas de atendimento e acompanhamento pelos profissionais de saúde e educação”, conclui Liane.