26 de Abril de 1500 – Dia da Primeira Missa no Brasil

O catarinense Victor Meirelles pintou entre 1859 e 1861 a obra “A Primeira Missa No Brasil”.

 

Esta obra representa a primeira missa realizada no Brasil num domingo de Páscoa, em 26 de abril de 1500, quatro dias após o descobrimento do Brasil.

 

Foi o frei franciscano Henrique de Coimbra (1465-1532), célebre missionário na Índia e na África, que celebrou a primeira missa nas terras recém-descobertas por Portugal. O primeiro nome dado a terra recém descoberta foi Ilha de Vera Cruz (Ilha da Verdadeira Cruz).

 

O quadro de Meirelles se tornou uma das telas mais populares e reconhecidas do país. Exposta no Salão Oficial de Paris em 1861, foi a primeira tela brasileira a participar em uma mostra internacional de relevância.

 

A obra também conferiu a Meirelles o grau de cavaleiro Imperial da Ordem da Rosa e o cargo de professor honorário da Academia de Belas Artes. Meirelles nasceu em 18 de agosto de 1832 na então Desterro, hoje Florianópolis, Santa Catarina. Veio a falecer em 22 de fevereiro de 1903, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

 

Nas grandes navegações a monarquia portuguesa tinha como missão não apenas conquistar novos territórios e comercializar com as Índias, mas também levar a palavra de Deus a todo o mundo.

 

“A principal cousa que me moveu a mandar a povoar as ditas terras do Brasil foi para que a gente dela se convertesse à nossa santa fé católica.”

— Dom João III em uma carta a Tomé de Souza.