POLICIAIS MILITARES DO 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE CHAPECÓ-SC, REPRESENTANDO O ESTADO DE SANTA CATARINA, AUXILIAM O MUNICÍPIO DE SAUDADES-SC ATRAVÉS DE SEUS PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA

O Programa Educacional PROERD consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, que tem a missão de ensinar aos estudantes, habilidades para a tomada de boas decisões, a formação do caráter e a condução de suas vidas de maneira segura e saudável.

Os alunos da Pré-escola e 1º Ano do Ensino Fundamental participam do Programa PROERD KIDS. Segundo o Sargento Rudimar Gato e da Cabo Gelciane Silva Cima Lavandoski, trabalhar com crianças, mostrar que há caminhos diferentes que podemos seguir, que não há mal que dure para sempre, resgatar a autoestima dos educandos e professores, fazendo um trabalho preventivo com os alunos, de forma lúdica, fazendo todos participarem ativamente.

Os demais alunos da rede municipal também são atendidos pelo Cabo Marcelo Andre Wundervald que através de brincadeiras lúdicas, realiza um trabalho com responsabilidade endossado com amor. Segundo ele, um sentimento de tranquilidade, ensinar o próximo da melhor forma possível, que as coisas boas sempre sobressaem as coisas ruins, é necessário ficar mais próximo da família, escola, alunos, professores, pais e a Polícia Militar numa ação conjunta. “Juntos por uma cidade mais segura.”

Todos os alunos da rede Estadual também estão tendo aulas com os policiais militares, representando o Estado de Santa Catarina. O Soldado Juarez Diego Siqueira, Sargento Leonir Roque Belmonte, o Cabo Marcelo Andre Wundervald, a Soldado Natália Cristina Schubert do Rede Catarina de Proteção a Mulher, estão na EEB. Rodrigues Alves e demais escolas estaduais do município de Saudades.

Os mesmos estão trabalhando com  todas as turmas do Pré-escolar ao Ensino Médio. O trabalho desenvolvido é de conscientização contra a violência, onde são enfatizados múltiplos assuntos, entre ele,  os tipos de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, a Lei Maria da Penha, como denunciar situações de violência bem como os telefones úteis para denúncias, misoginia, comportamentos masculinos e femininos que podem ser problemas para a sociedade, a sororidade e exemplos de casos de agressões.

Darão  enfoque ainda, a prevenção contra a violência doméstica, bullyng e ciberbullyng, estabelecendo relações positivas para o aluno, para  os grupos escolares e sociais permitindo evitar influências negativas na formação das crianças e adolescentes do município através de conversas e dinâmicas, especialmente desenvolvidas para cada público.