Pronatec forma mais uma turma em Saudades

Foi realizada na sexta-feira (13), no Clube XV de Novembro, em Saudades, a formatura do curso de Auxiliar em Recursos Humanos, oferecida através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e ministrado pelo Sest-Senat de Chapecó.

Além de alunos e familiares, estiveram também participando da cerimônia o prefeito Daniel Kothe, a primeira-dama Liane Vitali Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, a assistente social Sueli Kunz e o diretor do Sest-Senat Gelter Ferreira.

Ao todo, formaram-se em Auxiliar em RH, 24 alunos, sendo esta a quarta turma formada em parceria com o Sest-Senat. De acordo com o diretor da instituição, Gelter Ferreira, a parceria do município é essencial para o desenvolvimento de cursos como este. Gelter falou também da participação dos alunos. “Quando pensamos em abrir turmas em Saudades, ficamos felizes, pois é um município referência na região, onde há poucas desistências por parte dos alunos”, elogiou.

O vice-prefeito Sadan, em sua alocução, agradeceu a parceria do Sest-Senat, destacando a importância da qualificação profissional. “Atualmente, o mercado está muito exigente e é importante que vocês busquem cada vez mais conhecimento”, destacou, pontuando que a administração municipal é parceira para ajudar os alunos e divulgar os cursos de especialização.

Conforme aponta a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, o Pronatec existe no Brasil desde 2011, sendo que em Saudades vem sendo executado desde o ano de 2013. Giley destaca também a importância da profissionalização, através destes cursos. “Com certeza, estes alunos que estão se formando, além de buscar uma melhor qualidade de vida profissional, terão também uma melhor qualidade de vida pessoal”, aduziu.

Giley falou ainda do empenho da administração, em trazer os cursos para o município, além de enaltecer a participação do alunos. “É importante destacarmos a participação das pessoas e agradecer também ao Sest-Senat pela parceria”, frisou.

A fim de esclarecer melhor o montante de investimentos em educação no país, o prefeito Daniel Kothe fez uma comparação de gastos, sendo que o que é investido na Copa do Mundo, por exemplo, representa apenas o que o Brasil investe um mês em educação. “No Brasil, já são mais de sete milhões e quatrocentos mil alunos formados pelo Pronatec. Nesse programa, foram investidos R$ 14 bilhões, o que representa metade do orçamento da Copa do Mundo”, enfatizou.

Kothe destacou ainda, além do Pronatec, outros avanços na educação, como a ampliação das universidades federais, a exemplo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó, além dos investimentos em educação no próprio município de Saudades.  “Já temos no município quase 150 alunos formados, além de mais 30 que estão concluindo seu curso profissionalizante em breve”, concluiu o prefeito.