Encontro Estadual da Agricultura Familiar será em julho, em Pinhalzinho

Na quinta-feira (03), a Câmara de Vereadores de Pinhalzinho sediou o coquetel de lançamento do Encontro Estadual da Agricultura Familiar de Santa Catarina.

Na oportunidade estiveram reunidas várias lideranças regionais, ligadas às entidades organizadoras do evento, entre estas, o coordenador da Fetraf – SC, Alexandre Bergamini; a presidente da Unicafes – SC, Sandra Bergamini; o presidente do Sintraf, Aerton Valmórbida; o coordenador da base da Cresol Central, Romeu Both; a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe; o secretário de agricultura do município de Pinhalzinho (representando o prefeito Fabiano da Luz) Lenoir Bettanin; o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, além de vereadores, lideranças e pessoas da comunidade regional.

O evento marcou o lançamento da Caravana da Agricultura Familiar. No dia 17 de julho, será realizado o Encontro Estadual da Agricultura Familiar, no parque da Efacip, em Pinhalzinho, dia em que serão reunidas caravanas de todas as microrregionais do Estado.

Para a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, o país está vivendo um momento de avanços, tanto na agricultura familiar quanto na habitação. “Neste encontro, será um momento de construir, junto com todos os agricultores, os desafios que a agricultura familiar enfrenta”, pontuou.

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, em sua alocução, destacou as melhorias na condição de vida dos agricultores, o que impulsionou o movimento agropecuário nos municípios nos últimos anos. “Hoje, a agricultura no município de Saudades representa 63% do movimento econômico. Isso é fruto de políticas públicas que trazem condições para manter o agricultor no campo e aumentar a produtividade”, aduziu.

Já o coordenador da Fetraf – SC, Alexandre Bergamini, aproveitou o momento para reforçar o convite a todos para estarem participando, no dia 17 de julho, do Encontro Estadual da Agricultura Familiar. “Faz parte desta relação, que construímos com todas as lideranças, organizar e discutir as principais lutas da agricultura familiar”, concluiu Bergamini.