Reflexões sobre direitos dos idosos foi assunto do encontro de hipertensos e diabéticos

Nesta terça-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Saudades, realizou um encontro com o grupo de hipertensos e diabéticos. Na ocasião a Assistente Social, Marcia Bender, abordou o tema “Direitos da Pessoa Idosa”. O objetivo foi esclarecer dúvidas, a fim de difundir entre os participantes aquilo que está previsto na Lei.

Foi abordado assuntos como: proteção da pessoa idosa, marcos legais, Constituição Federal, Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), Política Nacional do Idoso, Criação do Conselho Nacional do Idoso, Direito a Saúde, laser, transporte, moradia e outros.

Conforme a Lei Federal n.º 10.741/03, o Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, garantir que os idosos vivam com dignidade, tendo acesso à saúde, esporte, cultura, lazer e outros.

Também foi realizado pela equipe de enfermagem a aferição da pressão arterial e a realização de HGT. Os participantes receberam orientações e esclarecem dúvidas sobre a importância do uso correto das medicações.

Para o grupo a palestra trouxe reflexões sobre o quanto o paciente idoso deve ser respeitado em seus direitos. A palestrante abordou vivências que contribuíram para solucionar dúvidas quanto aos direitos e deveres da pessoa idosa.

“Envelhecer é como escalar uma grande montanha, enquanto sobe as forças diminuem, mas a visão é mais livre, mais ampla e tranquila”.