Curso para localização de fraudes em sistemas de abastecimento de água é realizado em Saudades

Na terça-feira (16), no auditório do Sicoob em Saudades, aconteceu o curso para localização de fraudes em sistemas de abastecimento de água, o qual teve a participação de representantes dos Serviços Autônomos Municipais de Água e Esgoto (Samaes) dos municípios de Entre Rios, Itapiranga, Santa Terezinha do Progresso, Tunápolis e Saudades.

O curso foi ministrado por Luiz Eugênio de Carvalho, gestor ambiental e perito em fraudes de abastecimento de água. Segundo ele, o objetivo do curso é capacitar os funcionários dos Samaes no que tange a localização de possíveis fraudes no sistema de abastecimento de água dos municípios. “A importância do curso é capacitar os funcionários para que eles possam localizar as possíveis fraudes no sistema de abastecimento de água em seus respectivos municípios, pois quem comete fraude dessa natureza utiliza a água de maneira incorreta”, afirma.

No Brasil, as perdas totais da água tratada pelas companhias de abastecimento chegam a índices altos, próximos aos 50%. Apesar de ser difícil eliminar totalmente as perdas, é obrigação das abastecedoras diminuí-las e mantê-las baixas, em especial os furtos, por vários motivos.

Para o Diretor do Samae de Saudades, João Brancher, o curso teve uma grande importância, capacitando os funcionários do serviço para reduzirem as perdas de água, por quaisquer motivos. “Foi um curso muito produtivo, no intuito de evitar gastos de água e também saber como calcular o consumo e, principalmente, os desperdícios e como reduzi-los”, conclui Brancher.