Lançado o Programa “De Óleo no Futuro”

Por ocasião da Semana do Meio Ambiente, realizada em Saudades de 21 a 26 de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, através da gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável, através de sua gerente Edeltraudt Hackenhaar, realizou na noite desta quarta-feira, dia 23, o Lançamento oficial do programa “De Óleo no Futuro”.

O objetivo deste programa é realizar a coleta, reciclagem e beneficiamento do óleo de cozinha usado, a fim de evitar que este produto seja despejado no meio ambiente. Segundo dados oficiais, um litro de óleo despejado nos rios polui até um milhão de litros de água; o óleo contamina o solo e o lençol freático, e também o impermeabiliza causando enchentes; quando o óleo chega ao oceano, em contato com a água salgada, libera gás metano, grande causador do efeito estufa e um dos responsáveis pelo aquecimento global; quando despejado no ralo pode provocar o entupimento das tubulações da rede de esgoto, aumentando em até 45% o custo do tratamento do esgoto.

O programa De Óleo no Futuro é uma promoção do Governo do Estado, com apoio institucional da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico Sustentável e a SDR de Maravilha, com a participação de todos os municípios que integram a 2ª SDR e a empresa CETRIC. Será responsabilidades da CETRIC:

ü      Viabilizar bombonas aos pontos de recebimento, estabelecidos pelas prefeituras;ü      Coletar o óleo dos pontos de recebimento, de cada município pertencente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional;ü       Garantir o destino correto do óleo coletado;

ü      Proporcionar contrapartida ao programa, na forma de cestas básicas, computadores, ou outra, conforme decisão conjunta do representante da SDR e dos municípios.

Já os cidadãos deverão coletar o óleo de cozinha usado, armazená-lo em garrafas pet e leva-lo até os pontos de coleta, onde será recolhido pela empresa CETRIC.

Esta é uma ação em defesa do meio ambiente, que somente terá sucesso com a participação efetiva de toda a sociedade. Para tanto, é indispensável que cada um faça a sua parte