Associação dos suinocultores de Saudades realiza palestra sobre solo e água

Em reunião realizada na sexta-feira, dia 09, tendo como local o Salão Paroquial de Saudades, a Associação Catarinense de Suinocultores, Núcleo de Saudades, contou com a presença do Senhor José Noivo de Carvalho, que proferiu uma palestra, tendo como tema “O solo e a água da região oeste catarinense”.

Como destaque, o palestrante salientou o acompanhamento efetuado pela EPAGRI nos últimos trinta anos, na qual se constatou que chove por ano na região oeste de Santa Catarina aproximadamente 1.800 mm de água. De acordo com a mesma pesquisa, essas chuvas são as mais regulares do país, porém, essa regularidade não impede que ocorram secas e enchentes.

O grande dilema da questão que envolve a água está no fato de que todos nós já sabemos que as secas e enchentes ocorrem com certa frequência. Então, por que as pessoas não se previnem contra esses fenômenos da natureza?

Carvalho apresentou aos presentes cinco formas bem práticas de prevenção com as secas e enchentes: primeiro, proteger nascentes e fontes de água; segundo, armazenar água nas épocas em que a incidência de chuva é maior, principalmente através de cisternas; terceiro, melhorar a capacidade do solo de absorver a água das chuvas, o proporcionará às águas superficiais maior capacidade de reposição; quarto, evitar a perfuração de poços artesianos, uma vez que esta prática já é desaconselhada; e quinto, evitar a construção de casas e outras instalações perto dos rios.

Preservar a natureza ou aproveita-la sem a preocupação com sua degradação depende de cada um de nós. Então, cabe a cada um fazer a sua parte, e não apenas esperar que os outros a façam.