Encerrados os trabalhos em do IBGE em Saudades

Em encontro realizado na quinta-feira (18), a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE –, que realizou os trabalhos do Censo Demográfico 2010 no município de Saudades apresentou os números finais, encerrando assim os trabalhos.

Os trabalhos de coleta de dados foram realizados por 10 recenseadores, além da agente censitária supervisora, Carine Mai, e o agente censitário municipal, Ivan Kercher, que coordenaram os trabalhos no município.

De acordo com o prefeito Antonio Ulsenheimer, alguns dados são significativos para o município e a administração dos recursos nos próximos anos. Afinal, havia a expectativa de que o município chegasse a 10.188 habitantes e assim alcançasse o índice de 0,8 no Fundo de Participação dos Municípios – FPM -, que estipula o valor a ser repassado pelo governo federal aos municípios. Porém, de acordo com o Censo 2010, Saudades tem uma população de 9.016 habitantes, o que significa que Saudades continuará no índice 0,6 do FPM, representando um valor inferior de 25%, se comparado aos municípios enquadrados no índice 0,8.

“Há também outros dados relevantes acusados pelo Censo Demográfico 2010. Porém, nossa meta de alcançar os 10188 habitantes não foi atingido e teremos que administrar os mesmos recursos que Saudades recebeu em 2009 e 2010. Isso significa dizer que teremos que buscar mais parcerias com os governos estadual e federal nos próximos dois anos para conseguirmos realizar os investimentos necessários no município de Saudades”, explicou o prefeito Antonio.