Prefeito Antonio Ulsenheimer participa de Audiência sobre a questão indígena

Com a presença do governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo; prefeito de Saudades, Antonio Ulsenheimer; prefeita de Cunha Porã, Luzia Vacarin; deputados estaduais Mauro de Nadal, Dirceu Dresch, Jorginho Mello e Maurício Eskudlark; representante do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, Luiz Temp, e presidente do DPD, Leonal Tidre; o advogado do DPD, Leocir Roque Dacroce, além de vereadores dos dois municípios, foi realizada em Florianópolis, na quarta-feira, dia 20, uma Audiência para tratar sobre a questão indígena que afeta os municípios de Saudades e Cunha Porã.

De acordo com o prefeito de Saudades, Antonio Ulsenheimer, o principal objetivo do encontro era conseguir o apoio do governo do Estado no processo de intermediação na questão indígena, que envolve as terras dos dois municípios. Ainda, de acordo com o prefeito, já na audiência, Raimundo Colombo aceitou o desafio de ser parceiro na questão, marcando uma audiência junto à Advocacia Geral da União para encaminhar e levar adiante o acordo entre colonos e a FUNAI.

O acordo em questão consiste na aquisição de uma área para assentar dignamente as 15 famílias indígenas e, dessa fora, deixar que as famílias dos agricultores, já instaladas nas terras, permaneçam nos locais. Embora o processo de permuta seja longo, o prefeito Antonio Ulsenheimer está bem otimista, pois considera forte o engajamento das lideranças que estiveram presentes no encontro.

Lembrando que a área considerada indígena é de 2.721 (dois mil setecentos e vinte e um) hectares, localizada nos municípios de Saudades e Cunha Porã, e afeta aproximadamente 130 famílias de agricultores.