Negócio Certo Rural encerra curso em Saudades

Na terça-feira, dia 31 de maio, produtores rurais de 14 propriedades receberam o certificado de participação no Programa Negócio Certo Rural, na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Saudades (ASSEPUMU). O evento foi conduzido pela equipe do Sebrae/SC e contou com a presença do prefeito municipal de Saudades, Antônio Ulsenheimer, e do secretário de agricultura do município, Flávio Hübner.

Neste ano, quatro turmas concluíram o Programa no oeste, totalizando 83 participantes. Outras 11 turmas com 255 participantes estão em andamento na região. Ao todo, explica o coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, estão programadas 30 turmas até o fim do ano. A intenção é atender 400 propriedades, beneficiando em média 600 produtores. No Estado, a meta do Sebrae/SC é a composição de 100 turmas para a formação de 1.500 empreendedores em 2011.

Para a realização dos cursos, o Sebrae desenvolveu uma metodologia ambientada para o universo agrícola, visando a orientação do produtor na identificação das áreas de investimento, além de analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. Além disso, busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal, etc. O curso em Saudades foi ministrado pelo Senhor Gilmar Mumber.

Etapas do Programa

A fase instrucional é formada por seis etapas: – acesso, gerando ideias de negócios, verificando a viabilidade do negócio, formalizando o negócio, organizando e administrando o negócio e relacionando o negócio com o mercado. As diferentes etapas serão ministradas quinzenalmente e, intercalando cada uma delas, os participantes receberão consultoria individual dos técnicos do Sebrae. Os conteúdos estarão disponíveis em material impresso, pela internet ou em CD ROOM.

Ao final do treinamento, os alunos estão capacitados para atrair e reter clientes, construir relacionamentos, entender as forças e o comportamento do mercado.