Secretaria Municipal da Agricultura e EPAGRI instalam biodecompositor orgânico

Secretaria Municipal da Agricultura e EPAGRI de Saudades instalam biodecompositor orgânico

O Biodecompositor é uma forma barata de sustentável de dar tratamento e destino adequado ao lixo orgânico produzido pelas famílias. A utilização deste sistema reduz o volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários, além de contribuir para a correta separação do lixo orgânico e do lixo seco.

Este é construído em bombonas plásticas de 200 litros, no qual podem ser colocados vários tipos de materiais orgânicos domésticos; cascas de frutas, restos de folhas e de vegetais, restos de alimentos e cinza. O processo de decomposição ocorre de maneira natural. Quando instalado de forma adequada, o sistema não gera mau cheiro e nem atrai insetos.

Com o resultado do processo de decomposição, teremos adubo sólido e líquido (Chorume). O chorume é retirado a cada 15 dias e pode ser utilizado diretamente nas plantas, sendo necessário diluí-lo em água (20%, ou seja, 1 parte de chorume para 4 partes de água). O adubo sólido, chamado de composto, é retirado da bombona a cada 3 a 4 meses. Temos assim um adubo orgânico rico em nutrientes, que pode ser utilizado nas plantas da horta, pomar e jardim.

Segundo o Secretário da Agricultura, Flávio Antônio Hübner, se 50% das residências aderissem a este sistema, nosso município reduziria em aproximadamente de R$10.000,00 (dez mil reais) mensais em coleta de lixo e seu destino correto.

Atualmente, o lixo orgânico é um problema crescente em toda a região e acaba se tornando um problema ambiental, tendo em vista o manejo do mesmo. Sendo sabedores do grande potencial deste resíduo, a Secretaria de Agricultura de Saudades, juntamente com a Epagri, instalou uma unidade demonstrativa junto à Secretaria de Agricultura, para que as pessoas possam ver os resultados. O investimento deste Biodecompositor é de R$ 150,00, sendo que este custo passa a ser irrisório perante os benefícios que o mesmo traz.

Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura de Saudades

Epagri escritório local