Secretaria da Saúde de Saudades promove encontro com gestantes

Aconteceu na sexta-feira (22), no Clube XV de Novembro, um encontro de formação com as gestantes do município de Saudades. O encontro contou com a participação do Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e esposa Zenaide, Fisioterapeuta Douglas de Souza, Enfermeiras Fabiane Carla Lasch e Liamara Hoffmann, Agentes de Saúde e diversas gestantes.

José Ricardo Ternus, em sua fala, explanou um pouco sobre as ações realizadas pela Secretaria de Saúde no município, citando que a principal função é repassar informações às gestantes, bem como prestar um bom atendimento. "Nossa função é repassar informações, por isso, vamos realizar mais encontros como esse", citou.

O Secretário falou ainda na necessidade em desenvolver trabalhos em grupo. "Temos grandes desafios, temos muitos passos importantes a serem dados. Estamos numa boa fase", frisou. Zé Ricardo esclareceu ainda que a Administração já disponibilizou o atendimento de uma pediatra no posto e está procurando viabilizar a contratação de um profissional na área de ginecologia. Completando, o Secretário desejou a todas as participantes um bom proveito no curso. "Aproveitem bem esse encontro com os profissionais que vêm falar com vocês. Os filhos são o que nós fizermos por eles", aduziu.

Para o vice-prefeito Sadan, a gravidez é uma experiência maravilhosa para a vida das mulheres. "Nossos filhos são a nossa continuidade, são a coisa mais maravilhosa que temos. Tenho certeza que vocês pensam em dar o melhor para eles", disse.

Sadan elogiou ainda o trabalho do Secretário da Saúde, pois o município tem avançado muito nesse ano na área, mas ainda existem muitas coisas por fazer. "Temos que fazer o melhor possível, dentro das condições do nosso orçamento, pois a preocupação com a saúde fez com que elegêssemos como a primeira meta do governo", esclareceu.

A segunda-dama Zenaide Prestes parabenizou as mulheres presentes e desejou uma gravidez tranquila às mesmas. "Vocês têm um poder, que é o de poder carregar e sentir um filho no ventre. Os filhos são as únicas coisas que são nossas para sempre", comentou. "Alimentem-se bem, pois uma gravidez saudável vai fazer bem para a vida inteira", completou.

Após os pronunciamentos, o Fisioterapeuta Douglas, juntamente com as enfermeiras Fabiane e Liamara prestaram uma série de informações às gestantes, além de dicas importantes para as mesmas terem uma gravidez saudável. Além das informações, foi repassado às gestantes também informações sobre a imunização contra a influenza, que ocorre entre os dias 15 e 26 de abril. No sábado (20), será realizado o dia D de vacinação, sendo que o Posto de Saúde ficará aberto das 08:00 às 16:30 horas.

As gestantes fazem parte do grupo prioritário, onde se incluem também todas as  crianças de 6 meses e menores de 2 anos, puérperas, trabalhadores de saúde, e pessoas com mais de 60 anos.