PNAIC tem prosseguimento em Saudades

Aconteceu na quinta-feira (18), às 18:30 horas, no auditório da Secretaria da Educação de Saudades, a segunda aula do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Conforme a Coordenadora Eliamar Corradi, o PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para a Orientadora Letícia Klauss, o grupo de estudos é uma forma para tentar engajar todos os municípios do Brasil, levando conhecimentos e novas experiências aos profissionais do ensino.

Letícia explica ainda que nesta segunda aula, o grupo focou na discussão dos direitos de aprendizagem, ou seja, a maneira como identificar esses direitos e o ponto de partida para aplica-los e para organizar o Projeto Pedagógico. “Partindo desse princípio, elabora-se ou verifica-se como são aplicados esses direitos”, diz a orientadora.

Os direitos de aprendizagem, inclusive, são leis nacionais, previstos nos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “O PNAIC visa garantir o cumprimento desses direitos”, sintetiza Letícia.

Os professores e professoras alfabetizadores no Brasil são aqueles que atuam nas turmas de 1 º, 2º e 3º  anos do ensino fundamental de 9 anos e também professores de classes multisseriadas.