Prefeito Daniel assina contrato para construção de cisternas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha assinou, na terça-feira (23), os contratos para a construção de cisternas com os municípios de abrangência da Regional. O ato realizado no auditório da SDR contou com a presença dos prefeitos, técnicos da assistência social dos municípios, secretários municipais e equipe da SDR Maravilha.

“Serão beneficiadas, ao todo na Regional, 945 famílias do meio rural, afetadas pela estiagem, que não dispõem de acesso a fontes de água potável, que sejam de baixa renda e estejam incluídas no Cadastro Único”, explica o secretário Regional Valci Dal Maso.

O total de investimento do Governo com a ação na SDR Maravilha é de mais de R$ 2,3 milhões, sendo que cada cisterna custará R$ 2.465,23. O contrato foi assinado com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), municípios, e a Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina (Coopesc), responsável pela execução das obras.

“É importante reconhecer este esforço do governo, que preocupado com a sequência de estiagem no grande oeste catarinense busca, através de soluções práticas minimizar o problema de água para o consumo humano”, destaca Dal Maso.

Cada cisterna pode armazenar até 16 mil litros de água, sendo suficiente para as necessidades de uma família de cinco pessoas (para beber e preparar alimentos) durante oito meses sem chuvas. A construção de cisternas terá o investimento de R$ 13 milhões, sendo que o projeto está inserido no Pacto pela Proteção Social.

Para o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, a ação é uma importante política do Governo Federal que vem ao encontro das pessoas que mais necessitam da água para suas necessidades básicas e essenciais. “Essa ação é uma forma de ajudar as famílias mais carentes, garantindo água para o consumo humano”, aponta Daniel.

Os beneficiados são aposentados, famílias da área rural com renda até três (03) salários mínimos, cadastrados no CADÚNICO. Para o segundo semestres serão disponibilizadas mais cisternas. Os interessados que se enquadram nesses requisitos, poderão inscrever-se o mais breve possível junto ao CRAS de Saudades.