Prefeito Daniel participa de formatura do grupo QT Rural da Cooperitaipu

Na quarta-feira (31), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe esteve participando da formatura de mais um grupo do QT Rural da Cooperitaipu no município. Além dele, estiveram presentes o Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo e demais colaboradores da administração municipal e das entidades envolvidas.

De acordo com o Gerente do Departamento Técnico da Cooperitaipu, Fernando Rohr, é importante saber planejar as ações nas propriedades rurais. “Essa parte do QT Rural é uma oportunidade de trabalhar com a administração da propriedade, saber onde podemos agir para melhorar, aproveitando de maneira correta os recursos”, citou.

O presidente da Cooperativa, Arno Pandolfo, agradeceu a parceria das entidades envolvidas, em especial à Sicoob Creditaipu e a Administração Municipal de Saudades, que por meio da Secretaria da Agricultura viabilizou a realização do curso no município. “É uma grande satisfação ter esses parceiros que apoiam as ações da Cooperitaipu e também a participação dessas famílias”, frisou.

Arno falou ainda dos investimentos feitos pela Cooperativa, bem como se mostrou otimista pela grande participação de jovens no curso. “É bom ver gente nova, juventude que está na agricultura. Precisamos dar condições de vida para o homem do campo permanecer na agricultura”, completou.

Já o prefeito Daniel Kothe fez uma analogia entre as propriedades rurais e a administração pública. “Temos que planejar bem as receitas e despesas”, resumiu, lembrando ainda que o crédito à agricultura passou por várias modificações nos últimos anos. “Esse crédito, quando em aplicado, dá retorno, tanto que temos um nível de inadimplência muito baixo no Pronaf”, disse.

O chefe do executivo saudadense falou ainda da importância de programas sociais para a melhoria da qualidade de vida na agricultura, visando oferecer aos jovens uma perspectiva de vida no meio rural. “São necessárias políticas sociais para o homem do campo, mas as propriedades precisam gastar o dinheiro de forma organizada, aplicando para dar resultados”, concluiu.