Intercâmbio Brasil-Moçambique discute importância das Casas Familiares Rurais

A Casa Familiar Rural do município de Saudades, através do Curso Técnico em Zootecnia, realizou na segunda-feira (05), um evento de troca de experiências, principalmente em assuntos referentes às CFR’s do Brasil e de Moçambique. Na oportunidade, além de professores, alunos e convidados da instituição, esteve relatando um pouco da realidade de seu país, o moçambicano Emílio Bernardo Chuquela, Coordenador Pedagógico das Escolas rurais em seu país.

Na ocasião, foi feito também um debate e conversa entre os participantes, onde Emílio relatou um pouco das experiências no continente africano. “Há um objetivo, em Moçambique, de ampliar as escolas rurais (CFR’s), para proporcionar o acesso ao ensino para nossos jovens”, relatou o coordenador.

O intercâmbio ocorre entre os dias 01/08 até 06/08, sendo que dois moçambicanos estrão participando dessas atividades em nosso país. Conforme Emílio, em seu país o sistema de ensino das Casas Familiares é semelhante ao brasileiro, onde ficam-se duas semanas na instituição de ensino e duas semanas na propriedade. “Em Moçambique, é oferecido o ensino básico na escola rural, mas atualmente estamos lutando para que se implante o ensino médio”, conta.

Conforme o presidente da CFR de Saudades e presidente da Associação Regional das Casas Familiares Rurais de Santa Catarina, Sadi Bao, a instituição foi indicada para o intercâmbio pelo seu grande destaque no Estado. Emílio aprveitou também a oportunidade para conhecer a realidade de nossa região, em especial do município de Saudades.