Recursos garantidos para Saudades

Nesta semana, na terça e quarta-feira (06 e 07), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve em viagem à Capital Federal, onde cumpriu um extenso roteiro com ministros e deputados, tratando da liberação de recursos para o município e também buscando novas emendas e subvenções.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário, Daniel esteve junto com os prefeitos de Pinhalzinho e Nova Erechim – Fabiano da Luz e Volmir Pirovano, ex-deputado Cláudio Vignatti, deputado estadual Dirceu Dresch e do técnico em administração do município de Saudades, Anderson Lenhardt, encaminhando projetos relativos ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (CIDIR).

Neste sentido, foi solicitada a liberação de recursos para aquisição de dois rolos compactadores para o CIDIR. Esses rolos atenderão a todos os municípios integrados no consórcio, para realização de asfaltamento e melhorias na infraestrutura rodoviária. “Nós apresentamos o projeto da usina do consórcio como modelo para ser construído no Brasil, numa ideia de melhorar a infraestrutura e as condições das estradas”, comenta Daniel.

Durante a audiência no MDA, com o Ministro Pepe Vargas, foram acertados os encaminhamentos para o pagamento da escavadeira hidráulica e do rolo compactador já adquiridos pelo município de Saudades.

Também no MDA, foi empenhada a emenda do Deputado Federal Pedro Uczai, para a aquisição de um britador móvel, no valor de R$ 300 mil. “Esses recursos já foram empenhados. Agora, o próximo passo é fazer os trâmites legais para licitar e adquirir o britador”, explica o prefeito saudadense.

No setor de infraestrutura, Daniel comenta que provavelmente em outubro seja feita a entrega das máquinas do PAC 2, ou seja, a motoniveladora e a retroescavadeira. Também há a previsão da entrega de um caminhão, através do programa, para os municípios. “As máquinas do PAC 2, se somarmos os valores, atingem a cifra de R$ 1,2 milhões para cada município”, argumenta o chefe do executivo.

Ainda em Brasília, o prefeito Daniel esteve em conversa com representantes do Sebrae, para conhecer os programas da entidade. O mais destacado foi o programa “Prefeito Empreendedor”, que visa à qualificação nas gestões municipais.

Aproveitando a viagem, o prefeito também participou de roteiros e encontros com os deputados federais Pedro Uczai, Décio Lima, Luci Choinacki, João Pizzolatti, Esperidião Amim, Celso Maldaner, Jorginho Mello e Carmem Zanotto.

Na Secretaria das Relações institucionais, o prefeito esteve tratando da questão das creches e escolas do município, sendo que no início de setembro está prevista uma reunião com representantes do FNDE na região, para tratar da liberação de recursos para as quadras esportivas.

No Ministério da Agricultura, Daniel esteve tratando do empenho de projetos da área que atendam o município de Saudades, viabilizando recursos para aumentar a produção rural.

Viagem a Florianópolis

O prefeito também esteve, na semana anterior, em viagem à Capital do Estado. Neste roteiro, Daniel também se mostrou otimista com a possibilidade de recursos para Saudades. “O governo anunciou todos os programas que os municípios podem ter acesso”, frisou.

Durante a viagem a Florianópolis, o governo do Estado reforçou que estará fazendo a entrega das máquinas do PAC 2, além do que, serão repassados cerca de R$ 19 bilhões aos municípios catarinenses. “Isso significa, sem dúvidas, um avanço extraordinário para os municípios de Santa Catarina”, concluiu o prefeito Daniel.