Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária de Saudades alertam para cuidados com a dengue

Com a entrada do verão, é importante que as pessoas tomem certos cuidados, para evitar que surjam casos de dengue no município.

Para tanto, a Secretaria de Saúde junto com a Vigilância Sanitária de Saudades, estão fazendo uma campanha de conscientização junto à população, para alertar sobre os perigos e as formas de prevenção da dengue.

“O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é anual, por se tratar de um grande problema em nossas cidades. Por isso, necessitamos da ajuda de todos, e precisamos que cada pessoa faça a sua parte”, destaca a enfermeira Fabiane Lasch.

Neste sentido, nos próximos dias, será distribuído à população um folder explicativo, com as principais formas de acabar com os criatórios do mosquito e também com informações sobre a dengue.

De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, Varnise Kipper, é importante que os proprietários de terrenos fiscalizem e verifiquem se existem locais que abrigam de água parada. “É imprescindível que as pessoas ajudem a cuidar a sua casa, na rua, no bairro, em terrenos baldios, se há lixo jogado e que possa acumular água, pois esses locais são propícios para a propagação do mosquito”, destaca.

Com estes cuidados que podem e devem ser adotados pela população em suas residências e locais de trabalho, pode-se evitar a criação de larvas do Aedes aegypti.

Veja algumas dicas:

Pratos de vasos de plantas e flores c/ terra

Eliminar os pratos, ou substituir pratos, por outros menores e furar os pratos. Adicionar areia nos pratos (ver orientação) e de preferência, também escovar os pratos e a parede externa dos vasos. Sempre verificar se há água parada.

Filtros ou Potes d’ água

Mantê-los bem tampados com tampa própria, com pires ou pratos e, sempre que não ficarem bem vedados, cobri-los com um pano embaixo da tampa, pires ou prato.

Caixa d’ água – cisternas

Mantê-la sempre tampada e sem frestas. Verificar se estão realmente tampadas;

Tambor, bombona, barril e latão

Devem sempre ser guardados em local coberto e serem tampados. Quando mantidos ao relento devem ficar  tampados e ou virados, para que não acumulem água.

Bebedouro de animais

lavá-los, esfregando com escovas  e trocar a água 2 vezes por semana

Pneus

Guardá-los secos em local coberto quando não for possível retirá-los do imóvel; Furá-los, no mínimo em 6 pontos para que não acumule água, mantendo-os na posição vertical. Quando utilizados para balanço, é suficiente um único orifício de diâmetro maior ou igual a 5 cm no seu nível mais baixo para escoar água; Não jogá-los em terenos baldios

Latas, garrafas de vidro ou plástico, potes de iogurte, margarina ou maionese, calçados e brinquedos velhos, etc.)

Colocá-los no cesto ou saco de lixo, para a coleta rotineira da Limpeza Pública, não jogar em terenos baldios; não deixá-los expostos ao relento.

Baldes ou bacias sem uso diário

Mantê-los virados, cobertos ou secos ao abrigo da chuva.

Piscina

Em períodos de uso: Efetuar o tratamento adequado incluindo cloro. Em períodos sem uso: Reduzir o máximo possível o volume d’água e aplicar água sanitária semanalmente, considerando o volume d’água que permaneceu. o deixá-la sempre seca

Piscina Infantil

Em períodos de uso: Lavar e trocar a água pelo menos semanalmente ou tratar.  Em períodos sem uso: Escovar, desmontar e guardar em local coberto.

Vaso sanitário sem uso

Mantê-los sempre tampados. Caso não possua tampa, acionar a válvula 2 vezes por semana

Plástico ou lona para cobrir equipamentos, peças e outros materiais.

Cortar o excesso, de modo a permitir que o plástico ou a lona fique rente aos materiais cobertos, evitando sobras no solo/piso e, sempre que houver pontos de acúmulo de água, retirar o plástico ou lona e refazer a cobertura. Cobrir as bordas do plástico ou lona com terra ou areia e, sempre que houver pontos de acúmulo de água, retirar o plástico ou lona e refazer a cobertura

 

Calhas

Mantê-las sempre limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo de água (limpeza periódica, poda de árvores, nivelamento adequado).

Lajes

Mantê-las sempre limpas, com os pontos de saída de água desentupidos, e sem depressões que permitam acúmulo de água (limpeza periódica, poda de árvores, nivelamento com massa de cimento ou temporariamente com areia).

Ralo de esgoto sifonado sem uso diário.

Utilizar ralo com tampa “abre-fecha” nas áreas internas. Telá-lo ou tampá-lo com algum objeto. Adicionar água sanitária ou qualquer outro desinfetante (1/3 de copo), sabão em pó ou detergente semanalmente.

Bromélia

Devem estar secas, regar pela raiz desta forma não acumula água;

Cemitério

Limpe o tumulo do ente querido, retire ou fure o plástico dos vasos de flores;