Projeto de ATER em agroecologia é apresentado em Saudades

Na manhã de quarta-feira (26), a Cooperativa Oestebio, representada pelo Engenheiro Agrônomo Anderson Munarini, realizou, em Saudades, a apresentação do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com foco na produção agroecológica.

Além deles, participaram também da reunião o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, o Diretor de Agricultura Alexandre Schuh, representantes da Casa Familiar Rural de Saudades e agricultores.

De acordo com Munarini, a intenção do encontro foi fazer um primeiro contato com os produtores e com a administração, para apresentar o projeto e iniciar os trabalhos com famílias que estejam interessadas. “Queremos discutir a possibilidade de trabalhar no município com pessoas que queiram produzir alimentos de forma orgânica ou agroecológica”, pontuou.

A Cooperativa Oestebio será responsável pela orientação aos produtores. “A entidade tem o objetivo de prestar toda a assistência técnica e também organizar a produção e comercialização dos produtos pelos pequenos agricultores”, explica Munarini.

Para o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, é importante que a agroecologia esteja presente nas propriedades rurais. “É muito difícil trabalhar unicamente com produtos orgânicos, pois demanda ainda muita mão de obra. Mas essa iniciativa de criar uma mentalidade de produzir sem agrotóxicos é importante, principalmente para termos na nossa mesa, no dia a dia, alimentos mais saudáveis”, completa.