Primeiras comunidades são contempladas neste ano com recursos do OP

Na tarde de sexta-feira (30), na sala de reuniões da prefeitura de Saudades, foram assinados os convênios para repasses dos recursos do Orçamento Participativo às primeiras 4 comunidades contempladas neste ano.

Estiveram presentes os representantes das linhas Tigres, Taipas, Guabiroba e Jacutinga, além do prefeito Daniel Kothe, vice Osmar Prestes (Sadan), deputado estadual Dirceu Dresch, presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, secretários municipais, conselheiros do OP, vereadores e pessoas da comunidade.

Cada comunidade recebeu, através do programa, R$ 5 mil, para investimentos em melhorias em suas infraestruturas, totalizando R$ 20 mil em janeiro. Até julho, 25 comunidades serão beneficiadas, totalizando R$ 125 mil em repasses.

A vereadora Marilise, em suas considerações, destacou que a Câmara é parceira no projeto. “Ficamos felizes porque as comunidades entenderam a iniciativa e avalizam esse projeto. Em nome do poder legislativo, trazemos nosso apoio e queremos auxiliar a administração no atendimento dos anseios da comunidade”, pontuou.

O deputado estadual Dirceu Dresch parabenizou as comunidades pela organização e a administração municipal pelo programa. “É uma iniciativa extraordinária, pois valoriza as comunidades, o local onde as pessoas vivem e se encontram. A melhoria destes espaços coletivos é muito importante”, frisou.

Para o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), este é um momento de muita alegria, pois consegue-se realizar uma reivindicação das comunidades. “Apesar de ser um recurso de R$ 5 mil, ao longo de 4 anos vai totalizar R$ 20 mil, investidos em todas as comunidades, sem exceção. Um dos princípios da nossa administração é trabalhar para todos e no nosso governo, todas as comunidades foram contempladas”, afirmou.

Já o prefeito Daniel Kothe destacou que o OP foi construído junto com as comunidades. “Este é um projeto que prima à organização comunitária e que dá uma valorização muito grande à participação das pessoas, reivindicando seus pleitos e fazendo obras que são importantes para as comunidades”, aduziu.

Neste mês de fevereiro, serão mais 4 comunidades contempladas: Coxilha, Santo Antão, Distrito de Juvêncio e São Luiz. Além dos R$ 5 mil recebidos, as comunidades entram com uma contrapartida de 20 % do valor repassado pela municipalidade.

Moradores destacam importância dos recursos

Os representantes das comunidades contempladas, na oportunidade, agradeceram à administração municipal pelo repasse dos valores através do Orçamento Participativo.

Graziela Brescowitz da Maia, moradora da Linha Jacutinga, afirma que os recursos são essenciais para a comunidade. “Com certeza vai somar muito, pois com recursos só da comunidade não seria possível fazer muita coisa. Juntamos as duas verbas e conseguimos fazer um bom trabalho na comunidade”. Na Jacutinga, a comunidade investiu na troca do telhado do salão comunitário.

Também o morador da Linha Guabiroba, Ademir Hoefle, destacou a importância do OP para as comunidades. “A administração está de parabéns por esta iniciativa, em contemplar todas as comunidades com um valor igual. Para a nossa comunidade foi muito importante”, afirma.

A Linha Guabiroba investiu em melhorias na infraestrutura do salão comunitário e na aquisição de bancos e mesas para o mesmo.