Programa Primeiros Passos inicia atividades com grupo de controle à obesidade

As secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de Saudades iniciaram na terça-feira (17), o trabalho com ogrupo de combate à obesidade.A obesidade é considerada uma pandemia, ou seja, uma epidemia mundial de causas multifatoriais.

Nesse sentido, o projeto vem ao encontro dos interesses dos estudantes, famílias e da sociedade em geral. A preocupação com o tema justifica-se ainda pelo fato de que crianças com obesidade apresentam maior tendência para se tornarem adultos obesos com todas as suas consequências.

Assim, o programa tem como objetivos melhorar a saúde e qualidade de vida dos educandos da EMEF de Saudades, que encontram-se com índices de obesidade, através de mudanças alimentares, comportamentais e realização de atividades físicas.

A ação é desenvolvida a partir do Programa Primeiros Passos, sendo que os profissionais participantes do programa são: Emanueli Jung (nutricionista), Danton Schlottfeldt (médico), Laidy Kroth (psicóloga), Elise Schwendler (orientadora pedagógica) e Fábio Hackenhaar (educador físico).

De acordo com a nutricionista Emanueli, o grupo com o qual será desenvolvido o programa é composto por alunos da escola. “Como critérios de participação do projeto, foram indicados educandos com índices de obesidade para que, dessa forma, possam adequar-se ao peso normal com a frequência regular de exercícios, proporcionando melhora em seu quadro biopsicossocial”, explica a profissional.

Com a ajuda dos pais, o projeto proporcionará mais qualidade de vida para as crianças. O primeiro passo é a conscientização e sensibilização dos participantes. Depois, serão desenvolvidas ações a parir e encontros semanais, que promovam a reeducação alimentar e, consequentemente, bons hábitos alimentares desde a infância, evitando problemas de saúde no futuro. Além disso, a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação e o incentivo a prática de atividade física.